1144x150 %284%29

EMPREENDEDORISMO

Incubadores e startups do oeste do Paraná recebem o Prêmio Habitats de Inovação

Premiação valoriza o trabalho realizado pelos ambientes de inovação e negócios vinculados aos seus ecossistemas
27/08/2021 - 17:33
Por Assessoria


O primeiro dia do maior evento de inovação do Paraná, o Conecta 2021, nesta quarta-feira (25), foi marcado pela divulgação dos vencedores do Prêmio Habitats PR de Inovação. O Sebrae/PR, com apoio da Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras (Reinova), reconheceu ambientes de inovação, ou habitats, e negócios inovadores de seis regiões do Estado, em duas categorias: Empreendimentos em desenvolvimento e Empreendimentos consolidados.

A escolha dos vencedores ocorreu após avaliação realizada por bancas regionais. Ao todo, 33 ambientes de inovação participaram das seletivas. Na categoria empreendimentos em Desenvolvimento, foram reconhecidas empresas que participam de programas oferecidos por habitats de inovação, instaladas ou não nesses ambientes. Disputaram em empreendimentos Consolidados, negócios que se relacionam com os habitats e atuam no mercado de maneira mais consistente.

Na região oeste, os vencedores da categoria “Em Desenvolvimento” foram a startup Netword Agro e a Incubadora Municipal Bernardino Zelindo Barbieri, de Palotina. Já na categoria “Consolidados”, os vencedores foram a Incubadora de Inovações Tecnológicas da UTFPR - Campus Medianeira e a startup SWA Sistemas.
 

Reconhecimento


Em Palotina, desde 2016, a incubadora oferece apoio à criação e desenvolvimento de empreendimentos inovadores na cidade. No espaço, as empresas incubadas têm acesso a salas, networking e capacitações constantes sobre empreendedorismo, tecnologia, mercado, capital e gestão.

“Em julho, comemoramos os 61 anos de Palotina e estamos caminhando cada vez mais rumo à inovação. Entendemos que essa é a prioridade no empreendedorismo e ficamos muito felizes em receber esse prêmio, que chancela e valoriza aquilo que estamos fazendo em prol da inovação local. Isso prova que cidades do interior também inovam e têm espaço para se desenvolverem ainda mais nesse segmento”, pontua a secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo e gerente da Agência do Trabalhador de Palotina, Regina Stefanello.

Em Medianeira, a conquista também foi celebrada. Fundada em 2004, a Incubadora de Inovações Tecnológicas da UTFPR - Campus Medianeira, abriga empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas nos quais a tecnologia apresenta valor agregado, priorizando startups em fases iniciais ou já consolidadas. Por lá, o prêmio é visto como um impulso para que o espaço seja ainda mais produtivo.

“Este prêmio faz com que sejamos destaque na inovação em nível regional. Mas, além disso, mostra a força que nossa região tem e que pode ser cada vez mais reconhecida no estado e no Brasil. Não estamos sozinhos nesse prêmio: todo o ecossistema de inovação da região tem grande parcela de contribuição e, a todos os envolvidos, somos muito gratos”, pontua Alexssander Ariel Kuhn Liesenfeld, coordenador da incubadora.

Já para as startups premiadas, a maior gratificação é justamente o fato de elas poderem enaltecer o trabalho desenvolvido pelas incubadoras. Marcos Ferronato, CEO da Netword Agro, startup que trabalha com monitoramento de solos e lavouras, por exemplo, já tem uma longa trajetória de participações em prêmios e competições, mas, segundo ele, o Prêmio Habitats de Inovação desperta um sentimento ainda mais especial.

“Temos um histórico importante no que diz respeito a premiações, mas essa, em especial, nos dá a chance de também enaltecer tudo o que a incubadora nos oferece. É um espaço inovador e que nos dá a chance de trabalhar para o crescimento da empresa no município em que residimos. Estamos bem felizes por saber que o reconhecimento veio. O trabalho e a dedicação da equipe merecem essa vitória”, celebra Marcos.

Leandro Scalabrin, CEO do grupo SWA, que desenvolve um software acadêmico para escolas e faculdades para melhor controle financeiro, redução de custos, inadimplência e captação de aluno, também reiterou os agradecimentos e enalteceu a importância da integração entre todos os membros da startup e da incubadora para que a premiação fosse possível.

“É o reconhecimento de um trabalho feito ao longo dos anos pelo time SWA. Sempre defendi que grandes empresas se fazem com um bom time, por isso, sempre investimos muito em pessoas, e acredito que esse prêmio só vem validar nosso caminho. A SWA é um ecossistema de sonhos de vida de nossos colaboradores e de milhares de alunos que, diariamente, estudam em nossas plataformas. É uma grande responsabilidade com as pessoas, com a sociedade, com a vontade de fazer um mundo melhor”, destaca Leandro.

O diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, lembra que a instituição atua no fomento e articulação desses habitats e a premiação reconhece o trabalho realizado pelos ambientes de inovação por cumprirem papel relevante dentro dos seus ecossistemas, estimulando uma nova forma de fomentar o empreendedorismo.

“Os habitats dão vida ao ecossistema, impulsionam a inovação no Paraná, potencializam negócios e dão suporte para as empresas inovadoras. Esse título demonstra que os ambientes de inovação estão ativos e estimulam uma nova forma de promover o desenvolvimento, com base no conhecimento e sua aplicação em rede”, comenta Agostini.

Os vencedores receberão troféu e certificado de “Empreendimento ou Ambiente de Inovação Destaque 2021”. Além disso, os empreendedores ganharão mentorias e consultoria do Sebrae/PR.  

Panorama


No Paraná, são mais de 100 habitats de inovação, número 300% maior na comparação com três anos atrás. Com o Programa Habitats PR de Inovação, o Sebrae/PR contribuiu para fomentar e fortalecer novos habitats no Estado, promovendo iniciativas pelo intercâmbio de conhecimento e práticas produtivas entre empresas, universidades, instituições, incubadoras e governos. Igualmente, têm contribuído para o desenvolvimento e surgimento de habitats, os trabalhos realizados pela Reinova e pelo Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separtec).

Vencedores:


Em Desenvolvimento

Noroeste - Idea 5 (startup WLA)
Sul - Ciklo Hub de Inovação (startup BBA Brazilian Bioactives)
Oeste - Incubadora Municipal Bernardino Zelindo Barbieri (startup Netword Agro)
Centro - Incubadora Tecnológica da UTFPR – Ponta Grossa (startup Mush)
Leste - Incubadora Tecnológica da UTFPR – Curitiba (startup Neosilos)
Norte - Incubadora Tecnológica da UTFPR – Cornélio Procópio (startup Axion) 
 
Consolidados
Noroeste - Fundação Educere (startup CELF)
Sul - Sudotec (startup Leigado)
Oeste - Incubadora Tecnológica da UTFPR – Medianeira (startup SWA Sistemas)
Leste - Hotmilk (startup Diagnosi)
Norte - GO SRP (startup Trace Pack)



Sem nome %281144 x 250 px%29