1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Estudantes da UFPR idealizam projeto de gestão de estoque inteligente para a construção civil

Trata-se de um aplicativo de celular que permite ao almoxarife realizar um controle sobre os insumos da obra, bem como oferecer relatórios gerenciais para que os engenheiros possam atuar de forma mais eficiente
31/08/2021 - 10:49
Por Assessoria


Alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveram uma solução para gerenciar e controlar o almoxarifado de obras de forma fácil e simplificada. Trata-se de um aplicativo de celular que permite ao almoxarife realizar um controle sobre os insumos da obra, bem como oferecer relatórios gerenciais para que os engenheiros possam atuar de forma mais eficiente. O aplicativo, conectado ao WhatsApp, também fornece relatórios diários sobre informações pontuais. A startup Almox Tech foi criada por um grupo interdisciplinar de estudantes com apoio da Agência de Inovação da UFPR.

“A Almox Tech é uma solução para controle de almoxarifado voltado para a construção civil. Criamos um aplicativo para que seja computada a entrada e a saída de insumos dentro da obra. Além disso, os dados coletados pelo aplicativo geram relatórios gerenciais que podem ser acessados em qualquer lugar, através da internet. Tudo isso para ajudar os engenheiros no controle do que entra e do que sai, ou o que precisa ser comprado e o que tem em excesso dentro da obra”, explica o estudante de Direito e membro da startup, Vitor Pavani.

Para o estudante de Engenharia Civil e diretor de operações da iniciativa, Ygor Mattos, fornecer uma acessibilidade simples e eficaz é o diferencial da startup. “Encontramos uma forma de organizar o almoxarifado de modo que as informações estejam acessíveis a todos. O que antes demorava cerca de um mês e muitos papéis, hoje com apenas alguns cliques pode ser acessado”, comenta.

Os estudantes e sócios da startup participaram do programa de pré-incubação Garage UFPR. Foto: arquivo pessoal.

A ideia do projeto surgiu a partir da experiência do estudante de Engenharia Civil, Gabriel Coltre. Ao notar como a falta de material gera a paralisação do serviço, e consequentemente, influencia o prazo de entrega das obras, o estudante procurou soluções que pudessem resolver o problema.

“Eu vi que a falta de materiais afetava toda a empresa. Participei do Design Sprint da Agência de Inovação e foi possível amadurecer a ideia. Em seguida, entramos no programa de pré-incubação Garage UFPR, oferecido pela Agência em parceria com o Sebrae, e tivemos aulas durante quatro meses, com mentoria de professores das duas instituições. Nós também fomos finalistas da competição, e agora vamos participar do reality show de startups na televisão, representando a construção civil este ano”, conta Gabriel.

Para o coordenador do Garage UFPR e professor do Departamento de Administração, Cleverson Cunha, projetos como a Almox Tech são uma forma de transformar o conhecimento adquirido dentro da universidade em soluções para a sociedade, além de representarem uma oportunidade para os estudantes desenvolverem as habilidade interpessoais. “Um projeto assim disciplina os estudantes para transformarem suas ideias em modelo de negócio. É uma oportunidade que eles têm para entenderem sobre geração de negócios e gestão de empresas”, destaca o docente.

Sem nome %281144 x 250 px%29