Casa de not%c3%adcias 1144x150

PANDEMIA

Secretaria de Saúde intensifica aplicação de segundas doses e prepara início do reforço

Para a segunda-feira (13) está programada a aplicação de 800 segundas doses no Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn (Certi Pioneiro) e 1200 doses no Ginásio de Esportes Hugo Zeni
10/09/2021 - 16:54
Por Assessoria


A aceleração da vacinação contra a Covid-19 para os maiores de 12 anos permitiu que 96,36% da população toledana fosse vacinada com a primeira dose (D1) ou dose única (DU), segundo dados apurados até a quinta-feira (09). Com a diminuição da procura pela D1, a Secretaria de Saúde vai alterar os horários e o formato do atendimento para intensificar a aplicação das segundas doses (D2) e iniciar a dispensação das terceiras doses (D3), conforme a recomendação do Ministério da Saúde.

Para a segunda-feira (13) está programada a aplicação de 800 segundas doses no Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn (Certi Pioneiro), das 8h30 às 16h. Já no Ginásio de Esportes Hugo Zeni, serão 1.200 doses com a dispensação acontecendo das 8h30 às 20h. As senhas começarão a ser distribuídas nos dois locais a partir das 7h e a população deve estar atenta à data da segunda dose anotada em sua carteira de vacinação.

As primeiras doses continuarão a ser aplicadas, porém o atendimento não será mais preferencial para este público. “A pessoa que ainda não fez a D1 deve ir a um destes dois locais e aguardar o atendimento, mas a partir de segunda, a preferência é para quem vai tomar a D2”, explicou a coordenadora da vacinação Covid-19 em Toledo, Sonia Pessi. Devido à necessidade da retomada das atividades preventivas com os idosos atendidos pelo Centro de Revitalização da Terceira Idade Ernesto Dall'oglio (Certi Coopagro), o ponto de vacinação no local foi desativado.

Reforço da vacina


A partir da próxima quarta-feira (15) será iniciada a aplicação da terceira dose. Terão direito ao reforço vacinal, por exemplo, pessoas com 70 anos de idade e mais, que tenham recebido sua segunda dose vacinal há mais de seis meses ou pessoas com câncer, em quimioterapia ou com HIV, transplantados e outros pacientes, que tenham recebido sua segunda dose vacinal há mais de 28 dias, os quais se apresentam com o sistema imunológico fragilizado, o que deixa o paciente mais suscetíveis a infecções, conforme nota técnica do Ministério da Saúde. Os horários e locais para a aplicação do reforço serão informados na próxima segunda-feira (13). 

Para esta dose serão usadas preferencialmente as vacinas da Pfizer, mesmo que a pessoa tenha tomado qualquer outra nas duas primeiras doses. “A dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose”, explica o diretor geral de Saúde de Toledo, Fernando Pedrotti. 
 


Sem nome %281144 x 250 px%29