1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Estado expande projeto PlanificaSUS para todas as regiões

A nova fase vai abranger novas linhas de cuidado como saúde da criança, da mulher e outros gargalos do Sistema Único de Saúde
23/09/2021 - 18:23
Por Assessoria


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lançou nesta quinta-feira (23), em Irati, no Centro-Sul, a segunda fase do PlanificaSUS. A 4ª Regional de Saúde foi sede do projeto no Paraná e desde 2019 desempenha ações voltadas para a Atenção à Saúde do Idoso. Após dois anos, o PlanificaSUS foi expandido para as 22 Regionais no mês passado, durante o evento “Saúde em frente”.

O Paraná é o único Estado da Federação que optou por seguir a linha de cuidado da saúde do idoso e, desde então, tem se destacado na promoção das ações em todo o território nacional.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, já havia confirmado e oficializado a participação do Paraná na segunda fase do projeto. Agora, a Sesa dará início às atividades da nova etapa na 4ª Regional, além de implementar oficialmente nas outras regiões.

O evento foi promovido pela pasta para continuidade ao projeto por meio da metodologia de planificação proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde, e executado pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa e coordenadora do PlanificaSUS no Paraná, Maria Goretti David Lopes, afirmou que Governo do Paraná optou por expandir o projeto para todo o Estado graças ao excelente trabalho desempenhado em Irati, e que agora é hora de reorganizar os serviços de saúde na perspectiva de garantir qualidade nas ações para todos os paranaenses.

“A nova fase vai abranger novas linhas de cuidado como saúde da criança, da mulher e tantos outros gargalos que temos dentro do Sistema Único de Saúde”, disse.

REDE DE ATENÇÃO – O projeto iniciado há cerca de dois anos integra as equipes que atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH). Desde sua implantação em Irati, a 4ª Regional de Saúde conseguiu identificar de forma mais clara quais são os grupos de risco e assim direcionar as ações para abranger esses grupos.

“Desde o primeiro contato que fizemos com o Paraná, foi notável o interesse por parte da Secretaria em se comprometer e garantir que esse projeto fizesse diferença na região”, afirmou o coordenador nacional do PlanificaSUS, Marcio Paresque.

“Estes técnicos conhecem as ações que o PlanificaSUS propõe e não houve desistência por parte de nenhum dos municípios. Atualmente o Estado fica bem acima da média nacional com relação às atividades desempenhadas” acrescentou.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcelo Hagebock Guimarães, ressaltou a importância dessas ações durante o enfrentamento da Covid-19. “Sabemos que em 2019, quando esse grupo assumiu essa missão não esperava passar por uma pandemia. A presença e articulação de todos os prefeitos permitiu chegarmos até aqui e não me impressiona que o Paraná esteja mais uma vez à frente no fortalecimento das ações de saúde em todo o País”, afirmou.

IRATI – Inicialmente o projeto foi desenvolvido nos municípios de abrangência da 4ª Regional de Saúde de Irati, que inclui também Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares, somando cerca de 180 mil habitantes.

O diretor da 4ª Regional de Saúde, Walter Henrique Trevisan, comentou sobre o comprometimento das equipes. “Precisamos ressaltar a importância que esse projeto. Mobilizamos todas as equipes de Atenção Primária, cada profissional de saúde se comprometeu e, mesmo durante o trabalho árduo que enfrentamos na pandemia, o trabalho foi desempenhado com muita vontade e agora o Estado abrangerá as 22 Regionais de Saúde nesta dinâmica”, afirmou.

Sem nome %281144 x 250 px%29