1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

EMPREENDEDORISMO

Líderes em Movimento encerra com conteúdo sobre impacto nas comunidades e humanização de lideranças

Painel contou com uma das 30 jovens mais influentes do planeta; conteúdos vão permanecer em plataforma por mais cinco dias após o evento
04/10/2021 - 10:09
Por Assessoria


A segunda edição do Líderes em Movimento com 11.573 inscritos, encerrou na noite desta quinta-feira (30) e teve como foco a transformação do ambiente. O painel de abertura contou com a presença da ativista da Indonésia de 20 anos, Melati Wijsen, e o especialista em marketing e inovação, Jean Sigel, abordando meios de como a liderança pode impactar comunidades. A filósofa e psicanalista, Viviane Mosé, foi a responsável pela palestra de encerramento e comentou sobre a importância da humanização e da conexão para o futuro dos líderes.
 
O painel “Antifragilidade como força motriz para a mudança. Evolução em situações improváveis, adversas e imprevisíveis” teve como convidada Melati Wijsen, 20 anos, ativista da Indonésia que, junto de sua irmã, Isabel, criou um movimento chamado Bye Bye Plastic Bags. Quando tinham 12 e 10 anos de idade, respectivamente, elas começaram uma campanha para livrar Bali dos sacos de plástico descartáveis. Mais recentemente, elas criaram o YouthTopia (@youthtopiaworld no Twitter), projeto global que tem como objetivo treinar uma geração de agentes de mudança e dar a eles as ferramentas para fazer a diferença.
 
O painel foi mediado por Jean Sigel, especialista em marketing e inovação e cofundador da Escola de Criatividade. Ativista educacional, ele acredita no potencial humano para gerar mudanças não apenas em negócios, mas em comunidades e no mundo.
 
“Quando falamos de inovação, liderança é crucial. Mas, liderar não é apenas um papel, mas uma inspiração. Os líderes sabem ouvir e promover impactos no mundo”, declarou Sigel, ao apresentar Melati Wijsen.
 
A jovem ativista compartilhou a história dela e da irmã, como agentes de mudança na ilha de Bali. “Com 12 e 10 anos, tínhamos uma visão clara do tipo de mudança que queríamos gerar e não queríamos esperar para fazer. Nossa primeira lição foi que não conseguimos fazer nada sozinhos.”
 
Perguntada sobre a forma como os jovens líderes podem contribuir para o desenvolvimento do Brasil, Melati citou as similaridades com Bali, como o potencial para o empreendedorismo e a inovação, população jovem e a crescente presença de mulheres na liderança.
 
“Os jovens podem moldar países de forma eficaz. Com criatividade e habilidade de pensar fora da caixa, não apenas pensar no lucro de um negócio, mas nos clientes e na comunidade. Cada um de nós tem um papel a desempenhar. Vivemos em uma época em que todos precisamos ser líderes. Nunca é tarde para começar a agir, a mudança está aqui”, ensinou.
 
Para terminar, quanto solicitada para falar da pessoa por trás da agente de transformação, ela foi direta: “me chamo Melati e sou um jovem projeto em andamento”, finalizou.
 
A filósofa e psicanalista Viviane Mosé no último dia do Líderes em Movimento (Crédito - Divulgação)

 
É tudo sobre pessoas
A psicóloga, poetisa, filósofa e psicanalista Viviane Mosé abordou a humanização e a conexão em seu painel. A especialista indicou que a liderança está vivendo um novo momento, que não depende de autoridade, força ou tecnologia, mas sim de afeto, amor, paciência e conexão – características ligadas diretamente ao ser-humano.
 
“Nos últimos 10 anos, os valores da liderança estavam focados na inovação e na transformação tecnológica, mas nós, humanos, não acompanhamos esse desenvolvimento. Hoje, líder não é o mais inteligente, poderoso e culto. É aquele que sabe agregar, reunir e entende a importância de conectar pessoas”, disse.
 
Nesse sentido, a estudiosa ainda recomenda: em tempos tão incertos e exaustivos, olhar para si não é mais uma opção – é uma necessidade. “É preciso acessar a simplicidade e a fragilidade. Não tem tecnologia que resolva questões humanas. Ser líder é admitir fragilidade, chamar equipe e pedir ajuda. Nesta sociedade horizontal, ninguém precisa ganhar de ninguém, mas sim ter capacidade de articular e agregar. As lideranças impulsionam e é preciso coração para lidar com as pessoas”, completou.  
 
Viviane foi a última palestrante do Líderes em Movimento que, nesta 2ª edição, reuniu mais de 11,5 mil participantes e 30 especialistas de todo o mundo, divididos entre talks, painéis e cases de sucesso. Os painéis iniciaram nesta terça-feira (28) e parte da programação ficará disponível aos inscritos até 05 de outubro, pelo site sebraelideresmovimento.com.br/. O evento foi promovido pelo Polo de Liderança Sebrae e o Programa LIDER. 
 
Sem nome %281144 x 250 px%29