1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

AMI: Serviço oferece atendimento especializado para gestantes e crianças

O AMI surgiu devido à necessidade, durante a pandemia, de separar o atendimento das futuras mamães, por conta do risco que o novo coronavírus oferece para mulheres grávidas.
07/10/2021 - 17:02
Por Assessoria com edição


A Secretaria de Saúde de Toledo apresentou, nesta quinta-feira (07), um serviço inovador para a região. Funcionando desde o ano passado, o Ambulatório Materno Infantil (AMI) recebeu investimentos em 2021 e se tornou uma referência em saúde para gestantes e crianças. Para explicar o funcionamento e sua efetividade, um evento foi realizado no Auditório Acary de Oliveira e reuniu autoridades e servidores municipais, parlamentares e imprensa. 

O AMI surgiu devido à necessidade, durante a pandemia, de separar o atendimento das futuras mamães, por conta do risco que o novo coronavírus oferece para mulheres grávidas. A experiência deu resultados positivos, o que levou a gestão em saúde do município, por meio do Departamento de Atenção Primária, a investir no novo serviço. Atualmente, 1.225 gestantes, sendo 667 de alto risco, são acompanhadas por problemas como diabetes, diabetes pré-existentes e hipertensas crônicas.

Também estão assistidas pela equipe multidisciplinar do AMI 226 crianças de alto risco, sendo 169 com a puericultura interdisciplinar, 64 que estavam em fila de espera com transtorno mental ou autismo encaminhadas para conduta especializada, além de situações de alto risco com estimulação precoce, evitando sequelas. “Não queremos apenas produzir números. Vamos fazer saúde para mamães e bebês. Vamos fazer famílias felizes”, disse a gerente do AMI, enfermeira Márcia Baptista Mallmann. 

O trabalho tem apresentado excelentes resultados. Em 2020, o índice de mortalidade infantil caiu de 13,16 para 7,5 para cada mil nascidos vivos. A previsão para este ano é de ficar abaixo de 3 para cada mil. “É preciso destacar que este trabalho é feito por meio do AMI, mas envolve toda a rede de atenção básica, por meio das Unidades Básicas de Saúde e demais serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde”, explicou a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, destacando o treinamento dos profissionais da Atenção Básica sobre os protocolos já implantado e mais quatro matriciamentos (treinamento) previstos para acontecerem ainda em 2021.

O prefeito Beto Lunitti disse que o AMI já estava previsto no Plano de Governo e a discussão se ampliou desde o início do ano, pois a administração municipal se encantou com os resultados. “Ver profissionais como vocês, desempenhando com tanto amor e carinho suas atividades, traz esperança para nós, políticos, e nos imputa um desejo de buscar mais recursos e investir na saúde, na assistência e demais políticas que transformam a vida das pessoas”, concluiu.

Equipe

O time do AMI é formado por médicos pediatras, ginecologistas e obstetras, além de enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas que pensam na saúde e bem-estar de mães e filhos, conforme a necessidade de cada paciente. “Estes profissionais estão preparados para atender, com amor e humanidade, os pequenos cidadãos, dos primeiros meses de gestação e nos anos iniciais”, explica Gabriela. Além de equipe profissional, o AMI disponibiliza serviços de ecografia, fisioterapia obstétrica, ultrassonografia e auriculoterapia.

Gabriela ainda lembrou que muitas doenças podem ser evitadas com o acompanhamento nos primeiros 1.000 dias de uma pessoa, período que envolve a gestação e os dois primeiros anos de vida. “Situações como a obesidade, uma epidemia mundial atualmente, e outros problemas que surgem em médio e longo prazo podem ser evitados, proporcionando mais saúde quando adultos”, explica.



Sem nome %281144 x 250 px%29