1144x150 %284%29

CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Startup incubada na UFPR cria solução para agronegócio e conquista Prêmio Mulheres Inovadoras

A empresa ofereceu solução para agronegócio e foi uma das dez premiadas pela Finep
19/10/2021 - 14:29
Por Assessoria


A GoGenetic foi uma das vencedoras do Sul do Brasil do Prêmio Mulheres Inovadoras 2021. A startup de biotecnologia incubada no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) nasceu em 2016 com apoio da Agência de Inovação da Universidade. 

A solução, criada com a proposta de levar a precisão das análises genéticas para o processo produtivo de insumos biológicos para a agricultura, foi desenvolvida sob orientação e mentoria de dois professores do Departamento. Fábio de Oliveira Pedrosa, estudioso do desenvolvimento de bactérias, e Emanuel Maltempi de Souza, que soma pesquisas em fixação biológica de nitrogênio.

Os experimentos ocorreram no Laboratório de Fixação Biológica de Nitrogênio da Federal do Paraná. Especializada em sequenciamento de DNA, a empresa visa avançar para além das técnicas tradicionais e implantar tecnologia de ponta no controle microbiológico e na criação de novos produtos.

A nova metodologia, utilizada para criação da solução que conquistou o prêmio, pretende elevar o patamar do controle de biológicos

Produtos biológicos – à base de microrganismos, fungos ou bactérias – podem agir como fertilizantes ou defensores de pragas nas lavouras, sem provocar contaminação do solo e dos alimentos, afirmam as pesquisadoras da GoGenetic.

“Nosso grande propósito é transformar a agricultura brasileira por meio da informação genética. A pandemia provou o quanto os microrganismos podem impactar nossas vidas, e nosso trabalho é trazer informação. Em muitos casos, são benéficos na agricultura e surgem como alternativa aos aditivos químicos”, explica Vânia Pankievicz, representante da startup no Programa Mulheres Inovadoras. “A água genética está nessa cadeia para o nosso controle de qualidade dos produtos – para uma agricultura mais sustentável no Brasil”, complementa a pós-doutora em Bioquímica e Biologia Molecular pela UFPR.

Michelle Tadra, também egressa do curso de pós-doutorado da instituição, destaca que o apoio e o incentivo da Agência de Inovação foi determinante para a concretização do projeto. “É uma honra fazer parte da UFPR. Ter um lugar para expor e organizar ideias que podem se transformar em um negócio inovador”.

O Programa Mulheres Inovadoras é uma iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) – empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação – e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo: estimular empresas lideradas por mulheres, com oferta de subsídio para aceleração.

As participantes do Programa Mulheres Inovadoras têm acesso a conteúdos sobre modelo de negócio, marketing e vendas

Em 2021, na segunda edição do prêmio, foram selecionadas 30 startups brasileiras. O processo teve duração de dois meses. Na etapa final, as representantes apresentaram um pitch (apresentação sumária) para a banca avaliadora, que escolheu duas por região para receber o prêmio de R$ 100 mil. Confira aqui o resultado, divulgado em 10 de setembro.

Incubadora UFPR


A Universidade realiza incubação de empresas desde a criação da Agência de Inovação, em 2008. A unidade foi incorporada à estrutura da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em maio deste ano. No período de 13 anos, foram assistidas 24 startups, de acordo com dados da SPIn. Em outubro de 2021, há oito delas ativas na Incubadora UFPR. 

A pré-incubação e incubação de empresas promovida pela Federal oferece suporte nas demandas de proteção do conhecimento para alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação, docentes, servidores técnico-administrativos e egressos com projetos ou protótipos funcionais inovadores ou de base tecnológica.  A incubação caracteriza-se como um processo continuado de orientação, aperfeiçoamento e desenvolvimento das capacidades empreendedoras dos proprietários da empresa nascente.

GoGenetic


A GoGenetic foi concebida com o propósito de levar o conhecimento produzido na academia para a sociedade, informam os integrantes. A startup de biotecnologia atua com sequenciamento de DNA em áreas como mercado animal, alimentício, agronegócio e saúde humana. É composta por 17 profissionais, entre cientistas e equipe de gestão, dos quais 80% são mulheres.

Sem nome %281144 x 250 px%29