Banner 1144x150 px

CIÊNCIA

Setor de Ciências da Saúde da UFPR recruta voluntários para pesquisa global

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) integra a rede de cooperação internacional, coordenada pela American Psychological Association (APA), que desenvolve pesquisa para estudar os impactos da pandemia. 
26/10/2021 - 15:33
Por Assessoria


O objetivo da pesquisa é compreender como a crise sanitária afetou diferentes áreas da vida humana, as percepções e as experiências da Covid-19 em adultos entre 18 e 60 anos a partir de perspectiva multidimensional e transcultural considerando a diversidade cultural e social ao redor do mundo. 

Na UFPR, a pesquisa é coordenada pela professora Rubia Giordani do Departamento de Nutrição e recebeu o título de “Abordagens transculturais e multidimensionais do impacto da Covid-19”. A pesquisa tem como intuito avaliar instrumentos psicométricos voltados aos aspectos da saúde mental (como medo, ansiedade, resiliência e otimismo), características pessoais, e também a percepção de ameaça, comportamentos pró-saúde, religiosidade, relação com o meio ambiente, identidade social e confiança na sociedade e no governo.

Os instrumentos psicométricos são utilizados para a mensuração de constructos e variáveis de ordem psicossocial, que, aliados a métodos de análise estatística, permitem mensurar e analisar processos de forma objetiva. É sempre necessário avaliar a qualidade desses instrumentos quando são criados, para garantir validade e precisão. 

A participação na pesquisa é voluntária e ocorre de forma anônima. Para participar é preciso ter entre 18 e 60 anos e preencher o formulário disponível por meio deste link.

 

01   casa de not%c3%adcias 01 %281%29