O objetivo da pesquisa é compreender como a crise sanitária afetou diferentes áreas da vida humana, as percepções e as experiências da Covid-19 em adultos entre 18 e 60 anos a partir de perspectiva multidimensional e transcultural considerando a diversidade cultural e social ao redor do mundo.
Na UFPR, a pesquisa é coordenada pela professora Rubia Giordani do Departamento de Nutrição e recebeu o título de “Abordagens transculturais e multidimensionais do impacto da Covid-19”. A pesquisa tem como intuito avaliar instrumentos psicométricos voltados aos aspectos da saúde mental (como medo, ansiedade, resiliência e otimismo), características pessoais, e também a percepção de ameaça, comportamentos pró-saúde, religiosidade, relação com o meio ambiente, identidade social e confiança na sociedade e no governo.
Os instrumentos psicométricos são utilizados para a mensuração de constructos e variáveis de ordem psicossocial, que, aliados a métodos de análise estatística, permitem mensurar e analisar processos de forma objetiva. É sempre necessário avaliar a qualidade desses instrumentos quando são criados, para garantir validade e precisão.
A participação na pesquisa é voluntária e ocorre de forma anônima. Para participar é preciso ter entre 18 e 60 anos e preencher o formulário disponível por meio deste link.