Img 3650

ECONOMIA

Procon orienta consumidores sobre mutirão de renegociação com bancos

Durante todo o mês de novembro acontece o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira
04/11/2021 - 17:26
Por Assessoria


O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) informa que durante todo o mês de novembro acontece o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira. A intenção é renegociar dívidas e para participar o consumidor deve realizar o seu cadastro no www.consumidor.gov.br e escolher a instituição financeira com a qual deseja contatar. São mais de 160 instituições cadastradas no site e a renegociação será exclusivamente por meio eletrônico.
 
Após este registro, o banco tem até 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta. Durante o período, é possível fazer a interlocução entre a instituição financeira e o consumidor por meio da plataforma. “Podem ser renegociadas as dívidas que estão em nome de pessoa física e que não possuem bens dados em garantia, ou seja, diferente de financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo”, explica a coordenadora do Procon/Toledo, Janice Finkler.
 
Em Toledo, segundo dados do Procon, as reclamações relacionadas a assuntos financeiros correspondem a quase 40% das demandas registradas. “São vários consumidores que nos procuram em situação de endividamento, principalmente após a crise gerada pela pandemia”. disse Janice. A coordenadora ainda acrescenta que este trabalho proporciona aos consumidores o reequilíbrio das contas e a reinserção das pessoas no mercado de consumo”. 
 
Educação financeira - Outra preocupação é realizar um trabalho de educação financeira dos consumidores. Para isso, de forma inédita, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) desenvolveu um site - mutirao.febraban.org.br - onde o consumidor irá encontrar um passo a passo sobre a negociação e também orientações sobre como calcular as dívidas, como consultar os débitos registrados junto do Banco Central (BC), em que situações vale a pena participar do mutirão, calcular o índice de Índice de Saúde Financeira (ISF) e quanto do orçamento pode ser comprometido por mês.
 
“É uma grande oportunidade para o restabelecimento do equilíbrio financeiro das famílias e para promoção da educação financeira, que é fundamental para que o consumidor consiga evitar o endividamento”, conclui Janice Finkler.
 


Sem nome %281144 x 250 px%29