Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Toledo promove força tarefa de segundas doses a partir da próxima quinta

Na próxima quinta-feira (18) será iniciada a aplicação da segunda dose de vacina contra a Covid-19 para o público de 12 a 17 anos em Toledo
13/11/2021 - 09:29
Por Assessoria


Por ter sido escolhido para um estudo observacional, o município foi o primeiro do Brasil a vacinar em massa os adolescentes desta faixa etária. Para marcar a nova etapa, a administração municipal e a Secretaria Estadual de Saúde (SESA)  irão promover um ato com a presença de diversas autoridades, às 13h30, no Auditório Acary de Oliveira. 

Virão a Toledo para o ato o secretário de Saúde do Paraná, Beto Petro, além de representantes do Hospital Moinhos de Vento, da Pfizer e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), todos parceiros no estudo. “Toledo foi escolhida devido a sua organização durante o processo de vacinação dos seus cidadãos. Sempre mantivemos o total respeito às regras do Plano Nacional de Imunização (PNI) e isso foi preponderante na seleção”, explica a secretária de Saúde de Toledo Gabriela Kucharski.

A gestora toledana acrescenta que o trabalho também envolveu o estado, que sempre deu o suporte logístico para a chegada das doses. “É um trabalho que envolveu diversos participantes, por isso vamos realizar este momento para reconhecer o empenho de todos. Com a segunda dose, Toledo será o primeiro município com toda a população maior de 12 anos completamente imunizada. Já temos observado uma diminuição considerável nos casos. Com a segunda dose nossa expectativa é ainda maior”, explica. 

Força tarefa - Como na primeira dose a vacinação ocorreu em massa, está previsto um grande volume de dispensação de segundas doses. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde do município organizou uma força tarefa. Serão montados quatro pontos avançados de vacinação, sendo eles os Centros da Juventude dos Jardins Europa e Coopagro, Certi Pioneiro e Ginásio de Esportes Hugo Zeni. 

Os locais funcionarão das 8h às 20h, com as senhas entregues a partir das 7h, de 18 a 22 de novembro. Nesses dias, as salas de vacina das unidades básicas de saúde não terão atendimento. “Vamos deslocar os vacinadores para estes pontos e todas as pessoas, desde a primeira até a terceira dose poderão ir até estes um destes locais para receber o imunizante'', explica Gabriela

Para receber a segunda dose é preciso estar munido de documentos pessoais, cartão SUS e comprovante de endereço. Conforme dados da Secretaria de Saúde de Toledo, até a última quarta-feira (10), 99,94% da população de Toledo, de 12 anos de idade ou mais havia recebido uma dose ou vacina de dose única e 70,02% já havia recebido a segunda dose ou dose única. 


Sem nome %281144 x 250 px%29