1144x150 %284%29

CULTURA

Apresentações com várias linguagens artísticas celebram os 22 anos do Teatro Municipal

Música, circo, dança, e claro, teatro fazem parte da programação, que é gratuita e para todas as idades

22/11/2021 - 17:08
Por Redação


O Teatro Municipal de Toledo está completando 22 anos. E para celebrar a inauguração desta casa de arte e cultura, a Secretaria Municipal de Cultura preparou uma programação que contempla as diversas linguagens artísticas. São várias apresentações de circo, dança, música e teatro que integram o cronograma.  

Na segunda-feira (22), às 19h30, acontece o recital com os alunos da Casa da Cultura. Já na terça-feira (23), no mesmo horário, é a vez do Encontro de Corais tomar conta do palco do municipal. Nos dias 24 e 25 os artistas da Companhia do Abração, de Curitiba, vão comandar a festa com o espetáculo infantil “Um mundo debaixo do meu Chapéu”, com sessões às 9h e às 14h. Na quinta, às 20h, eles também vão encenar “Pelas mãos de Maria ou as vozes de Simone”, peça com conteúdo reflexivo sobre o papel das mulheres na ditadura militar no Brasil voltada ao público adulto.

Para esta faixa etária também é direcionada o premiado espetáculo “Amores de Machado de Assis”, que volta a ser apresentado em Toledo pelo grupo Letras Cênicas, de Ponta Grossa, na sexta-feira (26), às 20h. No sábado, também neste horário, a programação de aniversário do Teatro Municipal será encerrada com um Sarau de Dança que contará com a presença de dez grupos: Dumtakata, 5ª Essência, Núcleo Acadêmico de Dança (NAD), Baillare, Arte & Música, Associação Toledana de Ginástica Rítmica (Agito), Gicelle Jan, Gira Sol, Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Liberdade e Tolebreaker´z Crew).

A secretária de Cultura, Rosselane Giordani, diz que as expectativas são positivas. “Quando temos artistas em cima do palco e o público prestigiando o teatro tem a sua alma renovada”. Vale ressaltar que as apresentações são todas gratuitas. “É só chegar e curtir”, brinca. 

Investimento

E para a festa ficar ainda melhor, o Teatro Municipal de Toledo encerra o ano de 2021 com uma suplementação orçamentária da pasta de Cultura. O recurso foi remanejado para o conserto do ar-condicionado central, que estava com problemas desde 2018. 

Além disso, também há o processo de licitação na qual serão investidos R$ 300 mil para a troca do linóleo, salas de ensaio, equipamentos novos – como mesa de iluminação digital e compras de aparelhos de ar-condicionado. “A intenção modernizar o espaço”, salienta a secretária. 

Nesta semana também vêm a Toledo uma comissão de técnicos da Fundação Nacional de Artes (Funarte) para vistoriar e dar início ao processo de elaboração da Caixa Cênica. Eles vêm designados pelo presidente da fundação, Tamoio Athayde Marcondes, que esteve em Toledo no último dia 5 e se comprometeu a ajudar o município na construção de caixa cênica e urdimentos (como varas de iluminação). “Acreditamos que temos a possibilidade de concretizarmos esse projeto. A expectativa é que os convênios com a Funarte sejam celebrados já no início do próximo ano”, finaliza Rosselane. 

Sem nome %281144 x 250 px%29