Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Filhos de pais fumantes têm quatro vezes mais probabilidade de adquirir o vício, diz pesquisa

Estudo britânico mostrou que um a cada oito adultos ainda fuma e governo da Inglaterra lançou campanha para desestimular o vício
07/01/2022 - 10:30
Por Por Tv Cultura


Uma pesquisa britânica revelou que filhos de pessoas fumantes têm quatro vezes mais probabilidade de adquirir o vício. Na Inglaterra, um a cada oito adultos fuma.

Diante do cenário, o governo britânico colocou no ar a campanha “Quit smoking" (pare de fumar, em inglês), para estimular pais e mães a largarem o vício em favor dos filhos.

No Brasil, o tabagismo e suas consequentes complicações matam 443 pessoas por dia, segundo dados do Ministério da Saúde. Fumantes passivos, como os filhos, por exemplo, se expõem ao mesmo risco.

O médico pneumologista Arthur Feltrin citou algumas alterações que o vício traz, como o desenvolvimento de enfisema, asma, infecções respiratórios e alterações na pele da criança.

Já a psicóloga infantil Ana Flávia Fernandes explicou como as crianças podem pegar esses hábitos dos pais. “As crianças que estão expostas a isso na primeira infância estão mais suscetíveis a reproduzir isso a partir de 10 anos”, disse.
Sem nome %281144 x 250 px%29