1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Toledo prepara vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19

A aplicação deve ser iniciada na terça-feira (18) em unidades básicas de saúde escolhidas de forma estratégica e em horários diferenciados do atendimento geral
17/01/2022 - 17:49
Por Prefeitura de Toledo


A Secretaria de Saúde de Toledo recebeu, nesta segunda-feira (17), as 750 primeiras doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19. Os imunizantes serão dispensados para crianças de 5 a 11 anos, seguindo o cronograma adotado pelo Ministério da Saúde. A aplicação deve ser iniciada na terça-feira (18) em unidades básicas de saúde (UBS’s) escolhidas de forma estratégica e em horários diferenciados do atendimento geral. O trabalho seguirá as orientações da Nota Técnica Nº 02/2022 da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19. 

O documento orienta os diversos pontos a serem observados para que a vacinação deste público aconteça de forma segura e eficaz. Uma das prerrogativas é o treinamento e orientação das equipes de vacinadores e esta ação será realizada na terça-feira (18), pela manhã. “É preciso respeitar todas as normativas apontadas pelo Ministério da Saúde. Toledo vai fazer de forma organizada, sem atropelos, conforme foi feita a condução de todo o processo vacinal até o momento”, explica o diretor-geral da Secretaria de Saúde, Fernando Pedrotti.

No município estima-se 13.268 a serem vacinadas e Toledo vai iniciar pelas crianças com deficiência permanente e/ou comorbidades de 5 a 11 anos. Para tanto, é preciso a declaração preenchida por um profissional de saúde. “É um modelo editável, disponibilizado aos profissionais, o qual deverá ser preenchido com os dados pessoais, realizada a indicação da comorbidade, datada, assinada e carimbada pelo médico”, explica Fernando Pedrotti.

Após este público, será a vez das crianças (05 a 11 anos) moradores dos abrigos institucionais. “Em Toledo não temos crianças indígenas e quilombolas que também tem prioridade”, informa Pedrotti. “Após esses públicos, iniciaremos por faixa etária a partir dos 11 anos e avançaremos de forma decrescente para outras idades”, completa. Os pais ou responsáveis devem estar presentes e concordar com a vacinação e em caso de ausência deles a aplicação só será autorizada por um termo de assentimento por escrito.
Sem nome %281144 x 250 px%29