Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

PANDEMIA

Criança de 2 anos e nove meses morre de Covid, em Toledo

Nesta faixa etária ainda não há vacinas no Brasil, por isso, o uso de máscaras corretamente, distanciamento social e higienização das mãos são fundamentais para proteger esta população e diante de qualquer sintoma, não faça visitas e faça o teste

11/02/2022 - 18:36
Por Redação


A Secretaria de Saúde informou nesta tarde (11) o falecimento de uma criança do sexo feminino, com 2 anos e 9 meses, diagnosticada com COVID-19 em 01/02/22. Em 06/02 a paciente foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), internada e transferida para unidade de terapia intensiva pediátrica no mesmo dia. A evolução para óbito ocorreu no início da tarde da quinta-feira (10).

As autoridades sanitárias têm alertado que a variante predominante que circula do coronavírus, a ômicron, tem atingido mais o público pediátrico. “Sabemos que esta nova variante que circula tem atingido mais a faixa etária pediátrica. Só em 2022 já são 346 novos casos de Covid, na faixa etária de zero a nove anos, contra 237 casos de coronavírus em todo o ano de 2021”, alertou a Secretária de Saúde, Gabriela Kucharski.

Desde o momento em que foi feito o comunicado oficial da morte da criança, há muitos questionamentos sobre a existência de comorbidades. O que é necessário entender é que, mesmo que se confirme alguma comorbidade, esta criança, ou qualquer uma das 15 pessoas, que morreram este ano, vieram a óbito porque foram infectadas pelo vírus, se isso não tivesse ocorrido, com o cumprimento dos protocolos de controle de qualquer doença crônica é possível seguir vivo.

Na faixa etária desta criança ainda não tem vacina disponível no Brasil, por isso as medidas não farmacológicas, como o uso correto de máscara e de boa qualidade (cobrindo boca e nariz e, preferencialmente máscaras KN-95 ou PFF2), o distanciamento social, a não aglomeração de pessoas, a higienização constante das mãos com água e sabão e quando não for possível usar álcool em gel 70º são fundamentais.

Outro fator importante é não negligenciar qualquer sintoma gripal, alérgico, dor de garganta, dores no corpo, desconfortos gastrointestinais, ou ainda, os sintomas tradicionais de outras variantes – que ainda circulam. Diante de qualquer destes sintomas se isole, busque o serviço de saúde e faça o teste. 

Com qualquer sintoma já mencionado não faça visitas às crianças, idosos, pessoas com sistema imunológico frágil ou gestantes.

As vacinas têm salvo muitas vidas. Caso não tenha completado as três doses, procure um ponto de vacinação. “A vacina para a covid, disponível a parir dos cinco anos de idade, ela é extremamente efetiva, principalmente para evitar a evolução para os casos graves e óbitos. Nós precisamos proteger nossas crianças contra a Covid”.

C%c3%b3pia de web banner 550x250px