Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Programa Oeste em Desenvolvimento e Unioeste Toledo validam convênio

Universidade entra como participante da pesquisa da Câmara Técnica de infraestrutura e logística e como parceira para a realização de um Fórum Regional de Empregabilidade
21/02/2022 - 08:27
Por Assessoria


O Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) esteve em reunião com o Programa Oeste em Desenvolvimento para definir a participação da universidade no projeto Novos Arranjos Produtivos de Inovação (NAPI), a ser financiado pela Fundação Araucária. Além da Direção de Campus, também participaram da reunião os coordenadores do curso de Ciências Econômicas, da Pós-Graduação em Economia (PGE), da Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA), do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) e o Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas do campus de Marechal Cândido Rondon.

A reunião aconteceu para validar a participação da Unioeste no convênio que o POD tem com a Fundação Araucária, onde a Unioeste entra como participante da pesquisa da Câmara Técnica de infraestrutura e logística e, também, a aproximação como parceira para a realização ainda este ano de um Fórum Regional de Empregabilidade.

A Diretora Executiva do POD, Lara Beatrice Biezus, explica que o POD tem buscado parceria com as universidades e instituições de pesquisa porque elas estão inseridas em vários Municípios da Região Oeste e tem relação com os eixos de atuação estratégica do POD e irão auxiliar na execução do programa que tem o propósito de promover o desenvolvimento econômico da Região Oeste através da atuação das suas Câmaras Técnicas. 

Além disso, o Campus de Toledo fica em uma cidade estratégica para o NAPI. “As reuniões da ct infra acontecem, geralmente (quando presenciais), em Toledo. Isso permitirá que as pessoas que estiverem à frente deste projeto acompanhem regularmente as reuniões da ct de infraestrutura e logística”, disse Biezus.

O NAPI apoia o funcionamento das seis câmaras técnicas do POD, onde as universidades irão participar por meio dos pesquisadores. São elas: infraestrutura e logística; energias e sustentabilidade; sanidade agropecuária; inovação e conectividade; educação; e ambiente dos pequenos negócios, nesta também está inclusa também a Câmara Técnica de Máquinas e Equipamentos para o Agronegócio. A Unioeste campus de Toledo foi escolhida para atuar em ;infraestrutura e logística; por já ter pesquisas na área e, também, pelos trabalhos acerca do desenvolvimento regional.

A coordenadora do NDR, a professora Crislaine Colla, argumenta que essa parceria é importante para o Núcleo, pois trata-se de um meio de ampliar os trabalhos em que os pesquisadores se envolvem. “É uma forma de consolidar e fortalecer a relação da Universidade-Instituições-Organizações-Sociedade, que é um dos objetivos e finalidades do núcleo. Dentro deste contexto, o NDR pode contribuir com pesquisas e dados que visam auxiliar no planejamento e execução de atividades, ações e estratégias dentro das diretrizes e missão do Programa Oeste em Desenvolvimento”, explica a professora.
Sem nome %281144 x 250 px%29