1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

PANDEMIA

Mutirão de vacinação contra o coronavírus atendeu mais de 300 crianças

A Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Infectologia, Sociedade Brasileira de Imunizações, a Academia Americana de Pediatria, Centers for Disease Control and Prevention (CDC/Estados Unidos), União Européia, entre outros órgãos de referência mundial incentivam a vacinação
21/02/2022 - 16:20
Por Assessoria


A Secretaria de Saúde promoveu um mutirão para vacinação pediátrica no último sábado (19). Ao todo foram aplicadas 342 doses nas duas unidades com atendimento especial montados no Centro da Juventude Marcio Antonio Bombardelli (CJU/Europa) e Unidade Básica de Saúde do Jardim Coopagro. A intenção era promover um momento para os pais e responsáveis com dificuldades para levar seus filhos nos locais e horários estabelecidos para atendimento durante a semana.

O objetivo, de acordo com a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, foi alcançado. “A procura foi muito boa e a intenção era essa. Temos mais crianças sendo infectadas pelo coronavírus, em percentuais bem mais altos do que no ano passado. Por isso a preocupação em dar celeridade ao processo de imunização das nossas crianças”. Gabriela ainda salientou que a dispensação continua durante a semana no CJU/Europa e nas UBS’s (confira no quadro abaixo).

Segurança das vacinas - Em dezembro de 2021, a Nature Medicine apresentou um estudo realizado na Inglaterra mostrando maior risco de miocardite desencadeada pela doença COVID-19 em maiores de 16 anos, quando comparado com o risco de miocardite após as vacinas (após a 1ª e 2ª doses) da Pfizer (aplicada em Toledo), Moderna e Astrazeneca. “Segundo a publicação, foram 40 casos de miocardite para cada milhão de pacientes após testarem positivos para COVID-19, enquanto o risco de miocardite após a primeira dose da vacina ficou entre 1 a 6 casos por milhão, e após a segunda dose 10 casos por milhão”, explicou a secretária de Saúde de Toledo Gabriela Kucharski. 

A secretária, que também é pediatra, lembrou que entidades como a Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Infectologia, Sociedade Brasileira de Imunizações, a Academia Americana de Pediatria, Centers for Disease Control and Prevention (CDC/Estados Unidos), União Européia, entre outros órgãos de referência mundial incentivam a vacinação. Sobre efeitos adversos, Gabriela reforça que a vacina também é um tipo de medicamento, por isso existem efeitos adversos, mesmo que leves e em pouquíssimos casos. “O importante é que são reações leves e de duração rápida. Os efeitos adversos graves são raríssimos, como por exemplo a miocardite na faixa etária de 5 a 11 anos que acomete 1 criança para cada 1 milhão de doses aplicadas E os casos de miocardite registrados foram todos benignos, com resolução espontânea", comentou.

Orientações - Para receber a dose pediátrica é necessária a apresentação de documento com foto, carteira de vacinação, CPF e cartão SUS da criança. Já os pais devem estar munidos de documento com foto, CPF, comprovante de endereço no nome do responsável legal.

Horários e locais para vacinação pediátrica contra o coronavírus

UBS Alto Panorama - 13h30 às 17h30 - 50 doses
UBS Pancera - 8h às 11h - 40 doses
Centro de Saúde - 13h às 18h30 - 60 doses
UBS Europa - 13h às 16h - 40 doses
UBS Jardim Porto Alegre - 7h às 12h30 - 60 doses
CJU/Europa - 8h às 19h - 250 doses
 
Sem nome %281144 x 250 px%29