1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

TOLEDO

Governo municipal, Sebrae/PR e universidades debatem projetos inovadores

Na ocasião, eles ouviram o projeto do município de integrá-los no processo de elaboração e montagem de programas estruturantes que visam ampliar os potenciais econômicos de Toledo de forma sustentável
23/02/2022 - 20:48
Por Prefeitura de Toledo


O Auditório Acary de Oliveira, anexo ao Paço Alcides Donin, recebeu, na tarde desta quarta-feira (23), encontro que contou com a presença de importantes atores do mundo acadêmico e empresarial de Toledo. A convite da Secretaria Especial de Governo e da Fundação para o Desenvolvimento da Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Toledo (Funtec), representantes do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/PR) e de cinco instituições de ensino superior com câmpus no município - Universidade Tecnológico Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Paranaense (Unipar) e Centro Universitário FAG - vieram para a Reunião de Planejamento Tecnológico e Estratégico na qual a inovação esteve no centro do debate.

Na ocasião, eles ouviram o projeto do município de integrá-los no processo de elaboração e montagem de programas estruturantes que visam ampliar os potenciais econômicos de Toledo de forma sustentável. “Existe um esboço já desenhado pela nossa equipe, mas é de fundamental importância contar com o apoio do Sebrae/PR e das universidades na criação de mecanismos que possam ser retroalimentados a partir da nossa vocação para o agronegócio, o que poderá ser feito com eficiência ainda maior a partir da readequação da Funtec, proposta que será enviada em breve pelo Executivo para a análise dos vereadores”, comenta o secretário especial de Governo, Mário Bracht.

Em sua fala, o secretário sintetizou os três programas em que o governo municipal deseja contar com o apoio das instituições convidadas. O primeiro é voltado a atividades de empreendedorismo que garantam a retenção de acadêmicos que concluem o ensino superior, de forma a evitar que estes talentos migrem para outros centros urbanos sem terem uma oportunidade de prosperarem em Toledo; o segundo, mais amplo, está extraoficialmente batizado de Smart Farm (em inglês, “fazenda inteligente”), propriedade rural na qual as instituições poderiam desenvolver pesquisas nas áreas agroalimentar e industrial focadas na sustentabilidade; o terceiro, a partir dos programas anteriores, seria a organização de um fórum em que as boas práticas seriam apresentadas com a possibilidade de concorrerem a prêmios.

Bracht entende que estes programas contribuem para a superação de um problema em comum das partes envolvidas. “Tanto o poder público quanto e sobretudo o mundo acadêmico são vistos como distantes pela população. Estas iniciativas podem mudar este entendimento, pois apresentam soluções que podem ser vistas no dia a dia do cidadão”, observa. “A pressão por produzir em maior escala cresce cada vez mais e precisamos atender a esta expectativa sem colocar os recursos naturais, como água, ar e solo, em risco. Por isso, precisamos do envolvimento e do comprometimento das partes envolvidas para fazer esta semente que estamos plantando agora renda frutos lá na frente. Por ser um projeto de longo prazo, é necessário um corpo técnico permanente, que se mantenha imune a qualquer mudança de prefeito, reitor ou diretor”, pontua.

Os convidados falaram sobre as ações em inovação que cada instituição desenvolve. Em seguida, foram determinados os membros dos quatro grupos de trabalho que viabilizarão os três programas estruturantes (o da Smart Farm, terá dois), os quais ficarão sob a coordenação-geral do diretor-executivo da Funtec, Carlos Alberto Nascimento.

Também foi determinado quando o próximo encontro será realizado (16 de março, às 14 horas, no câmpus local da UTFPR). Depois de um rápida reunião, os grupos de trabalho se dirigirão à fazenda modelo em que se planeja concretizar a Smart Farm, uma propriedade de cinco hectares localizada no distrito de Bom Princípio do Oeste.
Sem nome %281144 x 250 px%29