1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CIDADANIA

Embaixada Solidária profissionaliza mulheres com apoio da Amare Vitae

Máquinas de costura, tesouras e um olhar cheio de esperança. Assim foi a primeira tarde das mulheres inscritas no Curso de Costura Criativa 
23/02/2022 - 22:05
Por Assessoria


Máquinas de costura, tesouras e um olhar cheio de esperança. Assim foi a primeira tarde das mulheres inscritas no Curso de Costura Criativa, fruto de uma parceria entre as ONGs Embaixada Solidária e Amare Vitae, uma organização humanitária internacional que auxilia os trabalhos na Índia, São Tomé e Príncipe e Toledo. 

O curso não tem custo e também fornece o material utilizado no curso que terá duração de oito semanas. Além do aprendizado para a produção de lindas peças, o treinamento serve ainda para criar vínculos sociais e afetivos com as mulheres de diferentes etnias, além de fomentar o aprendizado do português. 

A presidente da Embaixada Solidária, Edna Nunes da Silva, relata que o curso é uma grande iniciativa para que mulheres possam gerar renda tanto em casa como no mundo do trabalho.

“É o primeiro passo para uma nova vida e o recomeço. São mulheres que dificilmente poderiam frequentar um curso tradicional, pois aqui podem trazer os filhos pequenos. “Sou imensamente grata pelos parceiros e em especial para pessoas que acreditaram nesse projeto e com sensibilidade agiram para criar uma alternativa”, destaca.

O coordenador de projetos da Amare Vitae, Adriano Oliveira de Souza, declara que acompanha o trabalho da Embaixada desde 2019 e que a pandemia adiou a parceira entre entidades, mas que os trabalhos foram retomados com muito sucesso. “É uma honra colaborar com esse projeto e tocar a vida destas pessoas com uma oportunidade. Creio que outras parcerias importantes serão construídas neste sentido”, conta.

A idealizadora e instrutora do projeto de costura criativa, Fabielle Bacelar, já realizou um projeto semelhante na África do Sul e agora auxilia mulheres brasileiras e refugiadas na geração de renda e empreendedorismo.

“Vai muito além de ter uma profissão, mas o prazer de produzir algo e que isso seja reconhecido e apreciado exerce uma função muito importante na estima de qualquer pessoa. Também é uma oportunidade para que essas mulheres estejam com suas famílias e em seus lares e ao mesmo tempo gerem renda com qualidade de vida”, relata.

Fabielle Bacellar mantém um canal no Youtube que leva seu nome e que hoje possui mais de 120 mil inscritos. Lá é possível acompanhar aulas sem custo sobre costura criativa. Além do conteúdo, Fabielle também criou um aplicativo chamado Apreço, que auxilia os artesãos na composição dos preços produtos. Recentemente Fabielle participou da Batalha das Startups - Reality do Inova 360 que foi transmitido na Record News, onde superou 31 oponentes vencendo o programa como a startup mais promissora do Brasil em 2021.

A prefeitura de Toledo doou para a Embaixada Solidária máquinas de costura para que a entidade pudesse profissionalizar seus atendidos e confeccionar artigos artesanais para a manutenção de seus trabalhos.  A Itaipu Binacional também apoia o projeto de costura e profissionalização. 

Sem nome %281144 x 250 px%29