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SAÚDE

UPA e PAM/Mini hospital terão mudanças no fluxo de atendimento a partir de quinta

Mudança ocorreu devido à diminuição dos casos de COVID-19 em Toledo 
16/03/2022 - 17:53
Por Prefeitura Municipal de Toledo


A diminuição dos casos de coronavírus levou o Departamento da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da Secretaria de Saúde a reajustar o fluxo de atendimento dos pacientes. A partir desta quinta-feira (17), o Pronto Atendimento Municipal Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital) e a Unidade de Pronto Atendimento José Ivo Alves da Rocha (UPA da Vila Becker) passam a trabalhar com novas regras de atendimento.
Esta medida atende os cidadãos encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), além dos que buscam espontaneamente os serviços. “O PAM/Mini Hospital volta a atender os diversos casos clínicos. O novo fluxograma já está estruturado e a UPA também terá condições de receber os pacientes com sintomas gripais”, disse o diretor-geral da Secretaria de Saúde de Toledo, Fernando Pedrotti.
Como o novo fluxograma será possível acolher os pacientes com doenças mais comuns nesta época do ano, como dengue, bronquiolite e pneumonia. “Com estas mudanças poderemos atender melhor estas situações sazonais e termos dados mais completos de notificações de dengue”, comentou a secretária de Saúde Gabriela Kucharski.
Pedrotti acrescenta que conforme a divisão, os casos de trauma, psiquiatria e pediatria continuarão tendo como referência a UPA. “Na UPA temos profissionais dessas especialidades atendendo, porém em alguma situação em que ocorra a procura por estes atendimentos no PAM [Mini Hospital] os servidores receberão estes pacientes e darão os encaminhamentos necessários”. O diretor-geral afirma ainda que todos os protocolos sanitários serão respeitados para garantir a segurança dos pacientes. “A orientação é a de que haja uso de máscara durante todo o tempo de permanência nas Unidades, sendo que os fluxos internos estão ajustados buscando evitar e prevenir riscos. Pedimos também à comunidade que nestes primeiros dias sejam compreensivos, pois tudo foi pensado para melhorar. Entretanto, sempre existem ajustes e necessidades que surgirão com as particularidades de cada atendimento”, concluiu.