1144x150 %284%29

TOLEDO

Emoção e homenagens marcam 33º Encontro dos Pioneiros de Toledo

Antes de o tradicional almoço ser servido, os mais de 650 convidados puderam apreciar uma exposição com 70 fotos no hall de entrada e apresentações musicais
31/03/2022 - 22:26
Por Prefeitura de Toledo


Celebrado no último domingo com missa na Catedral Cristo Rei e culto na Igreja do Sino, o Dia do Pioneiro, lembrado em 27 de março, teve seu momento central nesta quinta-feira (31), em evento realizado no Salão Social do Clube Toledão, durante o qual não faltou emoção. Antes de o tradicional almoço ser servido, os mais de 650 convidados para o 33º Encontro dos Pioneiros puderam apreciar uma exposição com 70 fotos no hall de entrada, os shows das duplas Cida Maria e Zé Francisco, e Douglas e Cristiano, a apresentação do cordel “Toledo em Versos” escrito e declamado por Maria Eunice Silva de Lacerda, a execução em som mecânico da versão original do Hino de Toledo (letra e música de autoria do folclorista curitibano Inami Custódio Pinto), e discursos em que o legado das “estrelas” da festa foi bastante exaltado.

Antes do almoço, o ministro da eucaristia da Igreja Católica, Dilvo Baldin, proferiu uma pequena prece em agradecimento ao alimento que seria servido em instantes e convidou a todos para rezarem o Pai-Nosso. Após a refeição, a animação do evento ficou por conta do repertório interpretado por Walmir e Wanderley. Para completar a festa, os convidados receberam como lembrança, na saída do salão, uma cuia de chimarrão especialmente personalizada para a ocasião.

Protagonista do vídeo em homenagem aos pioneiros elaborado pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura de Toledo (ao lado do neto Téo) e exibido durante o evento, o pioneiro Valdir Formighieri marcou presença no encontro ao lado da esposa Nilza, com quem é casado há 54 anos. A união dele com Toledo é ainda maior: já são 75 anos vivendo nesta terra que ele ajudou a desbravar, chegando por aqui em 21 de abril de 1947. Professora, a futura esposa chegaria em Toledo dez anos depois e ajudou o prefeito de então, Wilson Carlos Kuhn, na criação de grupos escolares e formação de professores que lecionariam nas comunidades que faziam parte do território toledano, o qual era muito maior do que é hoje, chegando quase até Guaíra. “É muito bom estar aqui, revendo amigos, lembrando de toda esta caminhada em que pude ajudar aquele lugar que era só mato num município tão próspero”, comenta Valdir. “Não enfrentei as mesmas dificuldades que meu esposo, mas olho para trás com muita satisfação, pois aquele trabalho lançou sementes que renderam muitos frutos”, avalia Nilza.

Essa Toledo que ainda “engatinhava” também povoa a memória do topógrafo Celestino Benitez, que prestigia o Encontro dos Pioneiros desde a primeira edição. Nascido há quase 93 anos em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, ele chegou a Toledo em 1950 com a missão fazer a agrimensura de terras que estavam sendo comercializadas pela Industrial Colonizadora Madeireira Rio Paraná (Maripá) e dois anos depois, quando da instalação do município, tornou-se funcionário da prefeitura, registrado na função de topógrafo, com a qual se aposentaria em 1994. “Muitas propriedades onde fiz medição foram vendidas para pessoas que encontrei aqui neste almoço ou para seus pais e avós. Depois de dois anos sem o almoço ser realizado, é uma alegria poder revê-las”, comenta Celestino, que é pai de quatro filhos e foi para o Encontro dos Pioneiros acompanhado da esposa Zilda, com quem está casado há 30 anos.

Gratidão

Além de contar com a presença de pioneiros que chegaram a Toledo até 1954 e/ou seus descendentes diretos, o evento foi prestigiado por várias autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, mas, para tornar o evento mais dinâmico, apenas três foram convidadas para a frente de honra: o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt; o presidente da Câmara de Vereadores, Leoclides Bisognin; e a secretária da Cultura (pasta responsável pela organização do evento), Rosselane Giordani. 

Em suas falas, um ponto em comum: o desejo de expressar a gratidão àqueles que contribuíram decisivamente para a colonização de Toledo, iniciada oficialmente em 27 de março de 1946, quando um grupo de 14 trabalhadores contratados pela Maripá oriundos de São Marcos, então distrito de Caxias do Sul/RS, chegou por aqui após 38 dias de viagem. São eles: Ângelo Gobbi, Antônio Scain, Atalípio Bohnen, Gregório Spacin, Ivo Zago, José Drago, José Scain, Juvenildo Lorandi, Mansueto Molon, Marcílio Molon, Orlando Cambruzzi Thomé, Pedro Rodolfino e Zulmiro Antônio Ruaro, chefe da comitiva e irmão do diretor-gerente da empresa colonizadora, Alfredo Paschoal Ruaro.

Rosselane entende que esta edição do Encontro dos Pioneiros é uma das mais especiais das 33 que foram realizadas até hoje. “Estamos aqui para celebrar a vida, ainda mais depois de um tempo que foi tão duro para todos nós, com perdas de pessoas queridas que se foram antes da hora em razão da Covid-19. Reencontrar vocês é motivo de alegria, ainda mais neste momento em que Toledo está prestes a celebrar seu aniversário de 70 anos. Este evento, aliás, dá início ao calendário de festividades, um momento de prestarmos as merecidas homenagens àqueles que desbravaram essa terra inóspita, uma gente trabalhadora e de fé que tornou Toledo um motivo de orgulho para todos que nasceram e vivem aqui”, salienta.
Sem nome %281144 x 250 px%29