Img 3650

EDUCAÇÃO

Estudantes da rede municipal de ensino recebem certificados do Proerd

A maioria dos formandos é composta por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de 12 escolas municipais
03/05/2022 - 19:40
Por Prefeitura de Toledo


O Teatro Municipal recebeu nesta terça-feira (3) as formaturas da 38ª turma de Toledo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Somando as solenidades realizadas nos períodos matutino e vespertino, mais de 1.100 estudantes de 15 instituições de ensino receberam o certificado de participação.

A maioria dos formandos é composta por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de 12 escolas municipais (Miguel Dewes, Washington Luiz, São Francisco de Assis, Tancredo de Almeida Neves, André Zenere, Egon Werner Bercht, Ari Arcassio Gossler, Arsênio Heiss, Ivo Welter, Waldyr Luiz Becker, Borges de Medeiros e Vereador José Pedro Brum - Caic) e duas particulares (Incomar e Funet). Estudantes do 7º ano da Estadual do Campo Dez de Maio também receberam certificados. Com estes formandos, Toledo soma 26.697 estudantes participaram das atividades do programa, que foi criado em 2000 - no Paraná, esse montante passa de 1,7 milhão.

O evento preparado para este momento reservou diversos momentos de alegria, mas que reforçaram mensagens transmitidas pelos policiais militares Marques, Marcante e Salete, instrutores do Proerd que, em apenas alguns meses, conquistaram a confiança dos alunos. Marques, por sinal, foi agraciado com a medalha “Mérito Proerd”, uma homenagem aos 10 anos que dedicou às atividades do programa do qual deixará de fazer parte, pois, após 35 anos de serviços à Polícia Militar do Paraná (PMPR), passará para a reserva. “Os alunos não Proerd não ganham um certificado, eles o conquistam com muito empenho e aprendizado. É com eles e com todos os professores e colegas de corporação que me acompanharam nesta jornada que divido esta honraria”, salienta.

A banda da 5ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), de Ponta Grossa, regida pelo capitão Marcondes, mostrou todo seu talento e animou a criançada do começo ao fim da festa. O momento mais intenso de felicidade ocorreu na entrada do Darem, mascote do programa, que entregou, junto com os componentes da mesa de honra, os certificados a um professor e a um aluno de cada escola no palco do teatro.

Também subiram ao palco os autores das seis melhores redações (três de manhã e três à tarde) escritas durante a formação leram os textos em voz alta. Antes disso, os formandos fizeram o juramento em que se comprometem a carregar os ensinamentos do Proerd por toda sua vida.

Mesa de honra

Diversas autoridades políticas, empresariais e militares prestigiaram o evento e algumas delas fizeram parte da mesa de honra.  Entre elas, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti; o subcomandante do BPEC/Proerd, major Ricardo Costa; o presidente da Câmara de Vereadores, Leoclides Bisognin; a oficial de Saúde do 19º batalhão da PMPR, Aiesca Maria de Andrade Roriz; o diretor do Departamento de Gestão da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Genelle Krambeck; e a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Eliana de Fátima Buzin. 

Genelle destacou que as formaturas do Proerd são verdadeiros eventos de educação e cidadania. “Momentos como o de hoje são fundamentais para a construção de uma sociedade melhor e é compensador voltar a estar tão próximo das nossas crianças, ver a felicidade estampada no rosto delas. Em nome da Smed, deixo aqui nosso agradecimento a todos que trabalharam para que esse evento fosse possível. As sementes plantadas hoje frutificarão daqui alguns anos da mesma maneira que vemos hoje os resultados do início deste programa em nosso município”, comenta. “Muitas fotos serão tiradas hoje e é muito bom fazer este registro, porém o melhor mesmo é perceber que os bons valores ensinados pelos instrutores ficarão registrados daqui em diante nas boas atitudes de vocês”, acrescenta o diretor.
 

O major Ricardo Costa salientou as responsabilidade que os estudantes certificados pelo Proerd passam a ter a partir de agora. “É o fim de uma fase e o começo de outra na qual vocês poderão ser o que quiserem, desde que não entrem no mundo das drogas. Sem elas em suas vidas, abrem-se todas as possibilidades, ainda mais se a conduta de vocês forem pautadas em bons valores, os quais farão toda a diferença em cada momento importante”, analisa o subcomandante do BPEC/Proerd.


Sem nome %281144 x 250 px%29