Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Projeto cultural movimenta economia criativa em Toledo

O projeto "Danças Urbanas - um intercâmbio cultural" promovido pela AH2T chegou ao fim com saldo positivo e contribuindo com o desenvolvimento econômico da cidade
22/07/2022 - 12:05
Por Assessoria


Os meses de maio e junho foram bem movimentados para a AH2T - Associação de Hip Hop e Fórum de Dança, organização não governamental e sem fins lucrativos de Toledo. Durante esses dois meses a AH2T realizou o projeto Danças Urbanas - Um Intercâmbio Cultural, com patrocínio da Itaipu Binacional e apoio de empresários locais e das Secretarias de Cultura e de Esportes de Toledo. O projeto englobou ações de oficinas de dança em Toledo e Cascavel, apresentação de espetáculo no teatro Sefrin Filho de Cascavel com grande público presente e participação em campeonato internacional de danças etapa Brasil, do qual voltaram vitoriosos em várias categorias.

Quem também saiu ganhando com esse projeto foram os profissionais criativos da cidade e região, que tiveram a oportunidade de integrar a equipe do projeto. Após a pandemia o setor cultural e de entretenimento foi um dos mais afetados, passou por um período de recesso nas atividades e agora a retomada dos eventos e ações presenciais, oportunizam ao setor voltar a respirar com um pouco mais de esperança e tranquilidade.

Foram mais de 20 profissionais envolvidos direta e indiretamente na realização do projeto cultural, desde professores de dança e dançarinos a técnicos de som e luz, gestão de projetos, produção, profissionais de comunicação e audiovisual. Além de impulsionar o mercado criativo, os projetos culturais afetam diretamente outros segmentos como escritórios de contabilidade e advocacia, publicidade e propaganda, hotelaria, restaurantes, confecções, entre outros. “Todos saem ganhando quando um projeto cultural é executado, desde a comunidade local que tem acesso ao produto e ação cultural, até os trabalhadores envolvidos no seu processo, que são peças fundamentais para o resultado esperado” comenta Vivian Bolson, uma das gestoras do projeto.

Além dessa movimentação econômica direta, outro quesito que merece destaque está relacionado ao marketing cultural que os projetos oportunizam a seus apoiadores e parceiros. Para Mariana Gouveia, uma das gestoras do projeto, o apoio é indispensável e fundamental: “Existem diversos mecanismos de financiamento a projetos culturais, sociais e esportivos que vão desde leis de incentivo a patrocínios diretos ou editais de chamamento público, como foi o caso do apoio da Itaipu ao ‘Danças Urbanas’, e sempre que há um apoio a projetos assim, a contrapartida é positiva e agrega muito valor a imagem corporativa empresarial do apoiador”. A Itaipu Binacional é a maior hidrelétrica do mundo e tem diversas políticas institucionais voltadas ao desenvolvimento e fomento de ações nas regiões onde atua, financiando iniciativas através de editais de chamamento público e ações pontuais.

Os membros da AH2T, junto à presidência e diretoria da Associação foram ainda recebidos no gabinete do Prefeito de Toledo para apresentação dos resultados do projeto e conversa sobre o fortalecimento de apoios institucionais e possibilidades para o futuro das atividades da Associação na cidade. “Essas conquistas nos enchem de orgulho, pois projeta internacionalmente o nome de Toledo. Devem ser celebradas com muita intensidade, pois são fruto de muito esforço, de muita dedicação”, pontuou o prefeito Beto Lunitti.

Criada em 2017 a Associação de Hip Hop e Fórum de Dança tem um papel fundamental na valorização das artes urbanas locais e regionais, e  finaliza o projeto Danças Urbanas com muita satisfação para seguir com seu calendário e manutenção de suas atividades anuais para 2022. “Foi um desafio e tanto para a AH2T e seus membros lidar com um projeto tão intenso, que englobou diversas atividades e atendeu públicos variados. Seguimos fortalecidos dessa experiência.” Finaliza Fernanda Fetter, membro da AH2T e produtora do projeto. 
Sem nome %281144 x 250 px%29