1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Esclerose Múltipla: conheça mais sobre a doença que atinge o sistema nervoso

A enfermidade que atinge cerca de 40 mil pessoas no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. 

29/08/2022 - 10:34
Por Assessoria


De janeiro a dezembro, as campanhas de conscientização colorem o calendário da saúde, entre elas, o Agosto Laranja, que tem o intuito de abordar sobre a prevenção e o combate à esclerose múltipla. A intenção da campanha é chamar a atenção para a enfermidade que atinge cerca de 40 mil pessoas no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. 

Assim como muitas outras doenças, a EM é tratada pela comunidade com muito receio, aumentando o preconceito e o compartilhamento de informações falsas. Por esta razão, no Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (30), a indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi traz orientações sobre a doença que mais acomete pessoas entre 20 e 40 anos em todo o mundo.

Esclerose Múltipla é uma patologia autoimune crônica do sistema nervoso central, do cérebro e da medula espinhal, na qual há destruição do tecido protetor, chamado mielina, que envolve as fibras nervosas, impedindo ou alterando a transmissão das mensagens do cérebro para as diversas partes do corpo.

Os sintomas nem sempre são identificados na fase inicial, por isso é preciso redobrar mais ainda a atenção. Em alguns casos o paciente pode apresentar: fraqueza, transtornos visuais, tremores, sensação de rigidez dos membros, fadiga, problemas na fala, no intestino e alterações na bexiga. No entanto, esses sinais servem como um alerta, na dúvida agende uma consulta com um neurologista para confirmar o diagnóstico.

 

Qualidade de vida

Quanto mais cedo o tratamento é iniciado maior a chance de modificar o curso natural da doença em longo prazo, reduzindo o número de surtos clínicos, de lesões e de sequelas neurológicas. Não há tratamentos que curam as pessoas que têm o diagnóstico de esclerose múltipla, mas existem recursos, como medicamentos, fisioterapias, entre outros que ajudam os pacientes a se manterem produtivos e confortáveis. 

Sem nome %281144 x 250 px%29