1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

Grand Magal de Touba 2022 é realizado em Toledo, neste sábado

Comunidade senegalesa relembra sua história em festividade típica e religiosa, mas números de africanos diminuiu drasticamente na Região Oeste

10/09/2022 - 15:46
Por Assessoria


A comunidade senegalesa do Oeste do Paraná realizou sua festa religiosa neste sábado (10). O evento sempre tem a finalidade de proporcionar a integração entre os africanos e a população local. Grand Magal de Touba 2022 é realizado nos últimos oito anos em Toledo, transmitindo parte da cultura tão expressiva para os estrangeiros. A comida típica e as orações são os pontos altos do evento da comunidade africana. 

O nome relativamente difícil de ser pronunciado traz explicações bastante simples de serem compreendidas. É a festa do agradecimento: a comunidade quer agradecer os brasileiros pela acolhida. O nome da festa vem da imensa peregrinação religiosa anual da Irmandade Mouride do Senegal, uma das quatro ordens sufis islâmicas do país. Nela, os peregrinos se reúnem na santa Cidade de Tuba para celebrar a vida e os ensinamentos de xeque Amadou Bamba, o fundador da irmandade.

O Grande Magal foi reconhecido como uma das peregrinações mais populares do mundo. A peregrinação remonta a 1928 – um ano após a morte de Bamba – e comemora seu exílio de 1895 ao Gabão pelo governo colonial francês. O Grande Magal se origina em um pedido do xeque Amadou Bamba, ao solicitar que seus seguidores comemorassem o aniversário de seu exílio ao Gabão. 

No entanto, após a morte de Amadou, seu filho e sucessor Serigne Moustapha Mbacke organizou o primeiro encontro Mouride no aniversário de sua morte. A primeira comemoração ocorreu em 1928 com uma participação estimada de 70 mil pessoas. Essa data permaneceu até 1946, quando o sucessor de Serigne Moustapha Mbacke, Falilou Mbacke, mudou para o aniversário do exílio de Bamba de acordo com os desejos originais do líder. O período de exílio no Gabão é de grande importância para Mourides, sendo visto como um momento de perseguição e teste da força e determinação espiritual.

O Grand Magal cresceu ao longo dos anos, de centenas de milhares de peregrinos que participaram das últimas décadas do século 20 para quase 2 milhões em 2000 e mais de 3 milhões na atual década. No Senegal o evento é televisionado. Já nas outras cidades a festa é um pouco mais discreta. 

APOIO -  A comunidade local, que já chegou a contar com 500 integrantes, hoje tem cerca de 40 integrantes, e todos participam de forma ativa.  A Embaixada Solidária auxilia na realização do evento desde 2015. A entidade é referência no atendimento de imigrantes e refugiados na Região Oeste. Um dos principais projetos da instituição é a profissionalização através do Mundo em Retalhos, que inclui aulas de costura criativa e que recebe o patrocínio da Itaipu Binacional, através de edital público. 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29