O evento foi marcado pela apresentação artística da Orquestra Florir Toledo e pelos pronunciamentos das autoridades. Também houve uma palestra seguida de mesa redonda com o tema “A Formação dos Professores PDE no Contexto das Instituições de Ensino Superior”. Conduzido pelos professores universitários e orientadores do PDE, Olga Maria Ritter Peres, Marcos Nestor Stein e Clarice Lottermann, o debate trouxe considerações e sugestões sobre o intercâmbio de aprendizagem entre os docentes do Ensino Superior e da Educação Básica, que acontece durante os dois anos de formação.
Para a professora PDE Cleonice Dias de Moraes, o curso foi uma oportunidade de atualizar seus conhecimentos. “O PDE foi muito importante para mim, porque eu terminei a graduação há 20 anos e foi muito bom ter este contato com a universidade novamente. E não só com a universidade, mas também com o referencial teórico, saber o que pensam os autores contemporâneos”, destacou, reforçando que a formação serviu como estímulo para que ela participasse de outras atividades acadêmicas “Tive a experiência como docente em oficinas da SEED (Secretaria de Estado da Educação) e também me inscrevi para o mestrado”, comenta.
PDE
O PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional é uma formação para os professores da Rede Estadual de Ensino em parceria com as universidades. No primeiro ano do programa os professores se dedicam exclusivamente aos trabalhos acadêmicos, já no segundo ano, eles ficam afastados em 25% da carga horária, para realização de suas atividades. Cada professor PDE elabora um Plano de Trabalho, ou seja, uma proposta de intervenção prática na realidade escolar, que irá ser aplicada em seu colégio. Ao término da aplicação os professores ainda produzem um artigo científico, analisando a implantação e os resultados desta proposta.
Da Assessoria