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SAÚDE

Toledo investiu R$ 105,1 milhões em educação nos 8 primeiros meses de 2022

Valor representa 67.64% dos orçamento previsto para o setor em 2022
04/10/2022 - 09:03
Por Prefeitura de Toledo


A Câmara de Vereadores de Toledo foi palco, nesta sexta-feira (30), da audiência pública de prestação de contas referente a dados orçamentários e financeiros do 2º quadrimestre de 2022 da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Na ocasião, a secretária Marli Gonçalves Costa e sua equipe, em conformidade com a Lei Responsabilidade Fiscal (parágrafo 4º do artigo 9º da Lei Complementar nº 101/2000), apresentaram, aos membros da Comissão de Educação, Cultura e Desporto (CEC) da Casa, os detalhes dos investimentos realizados pela pasta, os quais totalizaram R$ 105.131.181,88 nos oito primeiros meses deste ano – este valor representa 67.64% dos R$ 155.411.070,94 previstos no orçamento municipal para o setor em 2022. 

Atualmente, na rede municipal de ensino, encontram-se matriculados 14.762 estudantes, sendo 11.167 na pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental, 3.595 na educação infantil e 84 na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estes alunos são atendidos por 1.937 servidores (1.686 professores e 251 do quadro geral) cujos vencimentos médios, entre salários e encargos pessoais, totalizam R$ 8.350.667,53 por mês.

Além do relatório financeiro, foram apresentadas na audiência pública (transmitida pelo canal da Câmara de Toledo no YouTube) as ações de melhoria na infraestrutura das instituições da rede municipal de ensino, em um total de dez obras cujo investimento totaliza R$ 3.889.097,12. São elas: reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jenny Donaduzzi, investimento de R$ 182.758,33; construção de muro de arrimo no Cmei Iraci Batista, R$ 987,57; reforma e ampliação do Cmei Ana Maria Zorzo, R$ 359.908,53; reforma Cmei Sueli Gruber, R$ 341.002,26; reforma do Cmei Nona Gema, R$ 17.689,53; reforma e ampliação do Cmei Pingo de Gente, R$ 352.469,55; construção do Cmei de Vila Nova, R$ 85.611,86; reforma na Escola Washington Luiz, R$ 1.170.166,53; continuação dos serviços de complementação da construção de creche tipo 2/Loteamento Jardim da Mata, R$ 115.784,43; e complementação da construção da Escola Jardim Porto Alegre, R$ 1.262.718,53.

Marli também falou a respeito de ações relacionadas a transporte escolar (os veículos das empresas contratadas percorrem, diariamente, 7.763 quilômetros), educação em tempo integral (que já atende 540 crianças em 22 turmas, que participam de oficinas de arte circense, musicalização, língua inglesa, dança e jogos de tabuleiro), atividades de contraturno escolar (que beneficiam 644 estudantes em quatro projetos – Sesc Futuro Integral, Sesc Aprender a Jogar, Circo da Magia e Circo da Alegria), serviço de fonoaudiologia e educação especial (238 crianças matriculadas nos Serviços de Apoio Pedagógico Especializado assistidas por 119 professores de apoio à diversidade e à inclusão [Padi], sendo que algumas delas também recebem atendimento diferenciado no Centro de Integrado de Políticas Educacionais [Cipe]). 

Também foram mencionadas as contratações de professores realizadas desde o início do ano como forma de ampliar a qualidade do atendimento em escolas e Cmeis, bem como o reenquadramento dos professores da educação infantil T35 para T40, que possibilitará o incremento de 3.400 horas mensais de serviços dos 170 profissionais que aceitaram a mudança. Falando ainda em educação infantil, a Smed realizou o chamamento de 1.572 crianças que estavam na fila dos Cmeis – atualmente, 138 estão na lista de espera. “Os resultados apresentados aqui são fruto do esforço contínuo de nossa equipe, a quem presto minha homenagem, da zeladora à diretora das escolas. O prefeito deu-me um grande presente quando fez o convite para eu estar à frente da educação pública municipal, pois ele é um apaixonado no assunto, conversa constantemente comigo para encontrar meios para promover o encantamento das nossas crianças pelos conteúdos ministrados em sala de aula. Precisamos avançar ainda mais em algumas questões, mas, por hoje, gostaria de expressar minha gratidão a todos que caminham comigo nesta jornada”, agradece.
 
Programas e formação

A apresentação foi encerrada com um panorama geral a respeito dos programas Conhecendo o Oeste e Conhecendo Toledo, mas um bom tempo foi dedicado ao detalhamento dos investimentos que têm sido realizados pela administração municipal em tecnologia na sala de aula. Essas ações estão sob o guarda-chuva do “Aluno Conectado”, programa que cria, na rede municipal de ensino, um ecossistema de inovação e tecnologia na educação por meio de dispositivos que tornam a aprendizagem de conteúdos letivos mais atraente para as crianças.

Até o momento, as escolas da rede municipal de ensino receberam 317 smart TVs, 1.325 pontos de internet de alta velocidade, 544 computadores, 228 monitores e algumas já contam com laboratórios de robótica (com kit estrutural, kit eletrônico e impressora 3D). Por sua vez, 831 professores já contam com um notebook do Aluno Conectado, que também já repassou tablets a estudantes do 5º ano do ensino fundamental de 34 escolas. “Queremos construir, junto a todos os envolvidos, uma política educacional dentro de um ecossistema de inovação, propondo que os métodos pedagógicos que já são trabalhados nas escolas sejam aprimorados por meio da tecnologia. Estamos presenciando aqui em Toledo algo inédito no Brasil, com todas as escolas de um município recebendo investimentos em conectividade em vista do objetivo de promover uma educação libertadora, princípio sem o qual nenhuma nação verdadeiramente progride. Nosso exemplo é a Coreia do Sul, um dos países mais pobres do mundo na década de 1960 e hoje é referência em desenvolvimento”, pontua o prefeito Beto Lunitti.

Para garantir que a transição da educação convencional para a do século 21 seja feita de forma adequada, a Smed tem oferecido formações continuadas aos professores, que continuarão tendo papel central no processo ensino-aprendizagem. Falando no assunto, a pasta também ofereceu capacitações que versaram sobre educação infantil, alfabetização, matemática, educação física, merenda escolar e recomposição de conteúdos destinada a alunos que foram bastante prejudicados pela pandemia de Covid-19. “Os tempos atuais exigem criatividade, e a educação precisa ir além do letramento e do ensino de matemática. Temos que formar cidadãos que saiba pensar e se adaptar às circunstâncias da vida e do mercado de trabalho e, assim, eles poderão fazer o Brasil ser um país melhor. Essa transformação passa por um diálogo intenso com a sociedade e com os servidores da Educação, e o governo municipal fará tudo o que for necessário para que o ‘Aluno Conectado’ e outras ações inovadoras se efetivem no dia a dia das nossas crianças”, salienta o chefe do Executivo Municipal.
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