1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Biopark promove Workshop com pesquisadores internacionais

O evento na área de biomateriais teve foco nas inovações em saúde, agricultura, alimentos e biotecnologia  
 
04/10/2022 - 10:22
Por Assessoria


“Modificações de superfície e biotecnologia: plasma e seu potencial para saúde, alimentação e agricultura”, com esse tema aconteceu na última sexta-feira, 28 no Biopark, em Toledo, Oeste do Paraná, um workshop prático com pesquisadores internacionais. Os potenciais, interesses e limitações do uso do plasma em biotecnologia estão entre os destaques do evento. “Nós queremos trazer uma ideia de inovação para o Biopark. A nova geração de produtos de alto valor agregado, são os produtos biotecnológicos, e a modificação de superfícies pode ser uma aliada para aumentar a performance desses produtos. Essa estratégia pode ser adotada tanto na área da saúde quanto na agricultura; para alimentação de humanos e animais por exemplo”, ressaltou o Professor PhD e Diretor Científico, Diego Mantovani. 

O Parque Tecnológico conta com um Laboratório de Biomateriais e Bioengenharia – LBB, uma parceria entre o Biopark e a Universidade de Laval, do Canadá. Nesse sentido, no workshop, o PhD CEO da Plasmionique inc, Dr Andranik Sarkissian, apontou possibilidades de novidades para a Região e falou sobre as várias técnicas de produção e suas aplicações em diferentes áreas do plasma frio. “A Plasmionique é especializada no desenvolvimento de tecnologias de plasma e em suas aplicações. O mundo necessita reduzir o desperdício de materiais e se tornar mais limpo, e a tecnologia de plasma permite isso, sendo mais eficiente que a utilização de agentes químicos. Considerando que o Brasil é movimentado pela agricultura e que isso exige muita tecnologia, o plasma pode ser uma nova oportunidade”. 

O workshop foi aberto para perguntas e discussões e aconteceu em inglês com tradução simultânea para os participantes. “Foi muito interessante e por ser internacional tive contato com outro idioma e com pessoas influentes na área de pesquisa e desenvolvimento. É um mundo totalmente diferente, que mostra o quanto a tecnologia e a biotecnologia estão envolvidas em todos os materiais que podemos utilizar. Foi um evento muito proveitoso para a comunidade científica”, explicou a analista regulatório da Prati-Donaduzzi, Sinome Cristina Valcarenghi.  
O evento contou ainda com a participação da Dra Pascale Chevallier, PhD pesquisadora associada em polímeros e revestimento. “Para o Biopark este é um momento muito importante pois tem a interação desses pesquisadores internacionais com os nossos alunos e professores dentro do nosso Território”, enfatizou a supervisora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Biopark, Carolina Balera Trombini. 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29