Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Atividades da Semana da Alimentação de Toledo iniciam-se segunda-feira (10)

A programação segue até sexta (14), quando será realizado o Seminário de Segurança Alimentar de Toledo, com a presença de alguns dos principais especialistas no assunto do Paraná
07/10/2022 - 14:17
Por Prefeitura de Toledo


Com atividades em vários pontos da cidade, o governo municipal promove, a partir desta segunda-feira (10), a 1ª Semana da Alimentação de Toledo. A programação, alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, lembrado anualmente em 16 de outubro, segue até sexta (14), quando será realizado o Seminário de Segurança Alimentar de Toledo, que contará com a presença de alguns dos principais especialistas no assunto do Paraná.

Em paralelo, vários setores do poder público municipal realizam ações que integram os propósitos do programa “Toledo é + Segurança Alimentar!”. A equipe do Departamento de Segurança Alimentar estará nos restaurantes populares dando orientações sobre como elaborar e consumir refeições saudáveis, além de aferir medidas corporais e fazer minidiagnóstico nutricional às pessoas que frequentam estes espaços.

No âmbito da Secretaria da Educação, serão promovidas atividades lúdicas junto aos alunos das escolas municipais a respeito de alimentação saudável e o lançamento do projeto “Visita à Cozinha Social”. Nas unidades de saúde haverá distribuição de sal temperado e de informativos sobre alimentação saudável, assunto sobre o qual um profissional também dará orientações aos pacientes que assim o desejarem.

Nos projetos gerenciados pela Secretaria de Assistência Social serão ministradas oficinas sobre alimentação saudável. “A pandemia nos impediu, por mais de dois anos, de realizar este tipo de ação mais assertiva. Nesta retomada, queremos chamar a atenção da população em geral para o tema da ‘alimentação saudável’, que vai muito além de as pessoas terem acesso aos alimentos, mas também a questão da qualidade nutricional das refeições que fazem. Nos restaurantes populares já estamos fazendo um trabalho gradativo de convencimento dos usuários no sentido de reduzir o consumo de sal, açúcar e gordura e para o consumo adequado de saladas, arroz, feijão e carnes e planejamos intensificar este trabalho na Semana da Alimentação de Toledo”, pontua Denise Gomes Hoffmann, que, ao lado de Vanesa Gesser Correa e Wleizieli Butke, compõe a equipe de nutricionistas que ministrarão as oficinas nos projetos da Assistência Social e que estarão nos restaurantes populares.

Palestras

O ponto alto da semana ficará por conta do Seminário de Segurança Alimentar, evento que marca o encerramento do cronograma. Cinco palestras com especialistas no assunto estão programadas e serão acompanhadas por representantes dos 20 municípios abrangidos pelo núcleo de Toledo da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab). 

Entre os convidados está o promotor da 2ª Promotoria de Justiça de Toledo, José Roberto Moreira, que falará sobre “Nota Técnica nº 01/2022”. A enfermeira e professora do câmpus local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Tatiele Estefani Schönholzer abordará o tema “Saúde e segurança alimentar”.

O doutor em Desenvolvimento Rural, mestre em Sociologia e especialista em Direitos Humanos, Irio Luiz Conti, apresentará “Uma visão da fome, e a importância da política pública de segurança alimentar e nutricional”. O nutricionista do núcleo Curitiba da Seab, Valdenir Veloso Neto, falará sobre “A importância da Caisan [apoio da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional] no município”.

O evento reserva ainda o lançamento do livro “Políticas Públicas de Combate à Fome: a trajetória dos restaurantes populares de Toledo/PR”, escrito pela professora da UTFPR e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Mirian Beatriz Schneider. Antes disso, a autora – que é graduada em Ciências Econômicas, mestre em Desenvolvimento Econômica, doutora em História Econômica e pós-doutora em Economia Aplicada –  ministrará palestra com o mesmo título de sua obra literária. “É um evento que eleva o nome do nosso município nos cenários regional e estadual, consolidando nossa posição de destaque em políticas públicas de segurança alimentar”, observa o diretor da Cozinha Social, Luiz Carlos Bazei.
Sem nome %281144 x 250 px%29