Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Grupo de Londrina abre Mostra e Festival de Circo

O grupo Tangará, de Londrina, abre nesta quinta-feira, 3, no Teatro Municipal de Toledo, às 20h, com o show Conexão, a XVI Mostra de Circo Social e IX Festival Nacional de Circo
01/11/2022 - 15:23
Por Assessoria


O evento traz a Toledo representantes de 20 projetos sociais circenses, artistas consagrados, que trazem os seus espetáculos para Toledo, além de promover uma interação entre os integrantes dos grupos circenses, através de oficinas, debates e performances. A programação estende-se de 3 a 8 de novembro, com atividades no Teatro Municipal, nos circos da Alegria, no Jardim Europa, e da Magia, no Jardim Coopagro, e ao ar livre, nos parques Ecológico Diva Paim Barth e do Povo Luiz Cláudio Hoffmann. Para todas as atividades, o acesso é gratuito com a retirada antecipada dos ingressos nos espaços fechados e inscrição prévia para os debates e oficinas.
“É um evento que neste ano marca os 30 anos de existência do Circo da Alegria e que, todos os anos, desde a sua criação, promove a troca de experiências e a integração entre os participantes, visando o crescimento e a consolidação dos projetos de circo social, dos quais o Circo da Alegria de Toledo é pioneiro”, afirma o coordenador do projeto e do evento, DadoGuerra. Implantado em 1992, o Circo da Alegria começou a partir de uma necessidade detectada no bairro com problemas de disciplina, depredação de espaços públicos e evasão escolar elevada.
“Realizamos duas semanas de atividades circenses e percebemos resultados muito positivos. A partir daí veio a decisão e o envolvimento da escola, da comunidade e de outras lideranças de dar prosseguimento ao trabalho, que se consolidou, cresceu e expandiu para Toledo e também para outros municípios”, contou o coordenador do projeto. Segundo ele, tanto a professora Tânia Piazetta, que coordenou o projeto no começo e hoje está aposentada, como as demais pessoas que deram sequência sempre se preocuparam em desenvolver uma metodologia pedagógica que priorize o desenvolvimento da criança e do adolescente como um todo, sem descuidar do aprendizado circense. “É um resgate e um empoderamento desta criança para que ela possa se desenvolver e ter uma perspectiva de um futuro melhor, com novos valores”, completa.
O grupo que esteve a frente, atualmente coordenado por ele, sempre buscou através de estudos e pesquisas, melhorar e ampliar o trabalho, bem como a inscrição em projetos e prêmios que deram ao Circo da Alegria reconhecimento nacional através da conquista de vários prêmios. “Hoje, através do circo social, conseguimos chegar até onde políticas públicas sociais não atendem”, observa Dado, justamente por atrair através da arte circense e a partir daí, desenvolver um trabalho social sob vários aspectos que auxiliam no desenvolvimento do ser humano.

INGRESSOS

Conexão foi o primeiro espetáculo do grupo Tangará pós-pandemia. Foi uma forma de reconectar com os artistas e o público depois de dois anos de isolamento social e enfrentamento da Covid-19. O novo espetáculo estreou em outubro do ano passado, mas os primeiros encontros para discutir a proposta foram antes do início da pandemia. Os artistas se propuseram a enfrentar um novo desafio de trabalhar o ser humano, isolado socialmente por conta da pandemia, e gerar novas conexões. A pandemia alterou a vida de todos e os artistas tiveram que conviver com a falta de eventos, o distanciamento social, entre outros fatores. No espetáculo, os artistas trazem ao palco um pouco dos bastidores, na busca de uma maior conexão com as pessoas.
Os ingressos, que são gratuitos, ainda estão disponíveis na Casa da Cultura, Teatro Municipal, Secretaria da Educação e Circo da Alegria. A retirada destes convites, segundo Dado Guerra, é necessário para uma melhor organização, uma vez que os espaços são limitados. Quem não conseguir retirar o ingresso poderá também dirigir-se aos locais, porém a prioridade será para aqueles que apresentarem o ingresso. Se houver espaço, serão liberados os demais.

A programação

Na sexta-feira, 4 de novembro, às 20h, é a vez do Corpo Circense Basileu França, de Goiânia, com o show Cartolagem. No show, o mestre de cerimônias tenta apresentar um espetáculo de variedades. Enquanto entretém o público, os artistas brincam com ele, pegam a sua cartola e iniciam uma grande e divertida confusão. O nome do show faz uma brincadeira com as palavras Cartola e Malandragem, um jogo cênico com acrobacias, contorcionismo, malabarismo, equilibrismo, trapézio e lira.
O encerramento, dia 8 , será com o espetáculo Super Tosco, com o grupo Rosa dos Ventos de Presidente Prudente. A trama do espetáculo é feita por palhaços que com suas histórias e números vão achar uma outra forma de heroísmo que não a tosca. A grandiosidade do espetáculo – por isso o Super – aparece em espantosas acrobacias, habilidades, números de equilíbrio, música ao vivo, banda atrapalhada, e assim por diante, levando o público a se divertir do começo ao fim.
A programação vai contar ainda com espetáculos ao livre no Parque Ecológico Diva Paim Barth e do Povo, nos dias 5 e 6 de novembro, sábado e domingo.
No sábado,5, a partir das 8h30min, um piquenique no Parque do Povo, com café da manhã e várias atividades circenses para os integrantes dos grupos sociais que participam da Mostra, mas abertos ao público. “Vai ser um momento muito bacana e convido as famílias a acompanhar. Será muito legal”, afirma Dado. Serão realizadas oficinas de bambolê, com o grupo Abby Hoop, de Goiânia, e de diabolo avançado, com Aires Coutinho.
No sábado,5, a programação no Parque Ecológico Diva Paim Barth será às 21h30mun, com a Noite de Luz e Fogo, com a prova para carteira de monociclo e o I Circuito Nacional de Monociclo, entre outras atividades circenses e de grupos convidados.
No domingo,6, a programação continua com uma mesa redonda para a discussão de currículos e processos pedagógicos, no Clube de Caça e Pesca, seguido de um almoço de confraternização, e à tarde, passeata artística a partir das 17h, em direção ao Parque Ecológico Diva Paim Barth, onde será realizado, às 18h, um show de variedades do grupo Sou Arte, de Campo Mourão.


Veja a programação de espetáculos cujos ingressos devem ser retirados com antecedência

Dia 3 - 20h
Teatro Municipal de Toledo
Abertura oficial com a presença de autoridades e convidados
Show Conexão com o grupo Tangará, de Londrina

Dia 4 - 20h
Teatro Municipal de Toledo
Show Cartolagem - Corpo Circense Basileu França, de Goiânia

Dia 7 - 20h
Picadeiro do Circo da Alegria – Jardim Europa
Show Super Tosco - grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente, São Paulo.


Dia 8 - 20h
Circo da Magia – Jardim Coopagro
Show Super Tosco - grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente, São Paulo.


Sem nome %281144 x 250 px%29