Casa de not%c3%adcias 1144x150

DESENVOLVIMENTO

Prefeitura de Toledo inicia processo de implantação da metodologia BIM

A implantação do BIM - traduzido para o português, significa Modelagem de Informação da Construção - dará mais celeridade e modernizará os processos para projetar, construir e operar uma edificação ou instalação, gerenciando as informações da obra em todo o seu ciclo
09/11/2022 - 22:12
Por Assessoria


Dentro do processo de inovação e com o intuito de melhorar os projetos e processos vinculados às obras do município, a Prefeitura de Toledo realizou a contratação de uma consultoria e capacitação do Serviço Nacional da Indústria (Senai) para os servidores municipais das áreas de engenharia e arquitetura em tecnologia BIM (Building Information Modeling). Os trabalhos foram iniciados na terça-feira (08) com os profissionais do quadro funcional e foi realizada no Auditório Acary de Oliveira. 

A implantação do BIM - traduzido para o português, significa Modelagem de Informação da Construção - dará mais celeridade e modernizará os processos para projetar, construir e operar uma edificação ou instalação, gerenciando as informações da obra em todo o seu ciclo. “Trata-se de uma nova forma de projetar, construir e gerenciar de forma integrada coloca todas as disciplinas para trabalharem em conjunto”, comenta a diretora de Planejamento Urbano, Tainara Aline da Silva.

Além de tornar o projeto mais visual, possibilita a detecção de problemas referentes a interferências entre os diversos serviços e os elementos do canteiro de obras, “Isso traz mais segurança em todas as etapas do processo de concepção da obra, desde a etapa de projeto até sua execução”, acrescenta.

A metodologia envolve novas ferramentas, tecnologias, processos e conceitos que em síntese realizam a virtualização computacional completa de uma obra. “O desenvolvimento dos projetos na plataforma BIM minimizará os problemas em projetos e obras, evitará a perda de informações, erros não diagnosticados e dificuldades na fiscalização”, reforça a diretora. O processo de implantação será realizado em 4 fases e para estar em pleno funcionamento a Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo estima um prazo de dois anos. O município iniciou a 1ª fase com entrevistas e conversas com os servidores para entender suas reais necessidades e realizar o diagnóstico do município. 

A Utilização do BIM será obrigatoriedade, no futuro, para a contratação de obras e utilização de recursos públicos, regidos pelos Decretos Federais n° 9983 e 10306, Decreto Estadual N° 10086 e pela nova lei de licitações, a Lei Nº 14.133/2021. “Um dos objetivos desta gestão é modernizar e inovar processos e essa metodologia vem ao encontro da proposta da administração municipal. Além disso, saímos na frente, pois a utilização do BIM será uma obrigatoriedade legal em breve e precisamos preparar nossos servidores municipais para esse novo momento”, concluiu o secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Jadyr Cláudio Donin. 


Sem nome %281144 x 250 px%29