Esta informação veio acompanhada por dados preocupantes da inadimplência. Dos mais de 80 mil CPFS cadastrados em Toledo como economicamente ativos, 20 mil constam como devedores em atraso e, portanto já cadastrados no SCPC. Isso indica uma margem de 25% da população com poder de compra impedida de fazer aquisições a prazo. “É como se a cada quatro clientes, um tivesse restrições, isso é bastante preocupante”, lembra o diretor de Informações Cadastrais da ACIT, Claudenir Machado.
Isso gerou nos últimos cinco anos um passivo referente à inadimplência no município de aproximadamente R$ 13 milhões. “É dinheiro que deixou de circular na economia”, lembrou.
Com estes dados, Toledo possui uma média bem acima da nacional de cadastros por CPF como maus pagadores. Enquanto no país o percentual é de 2,7, aqui são 4.3%. “É evidente que as pessoas não deixam de pagar suas contas porque querem, geralmente acontece alguma coisa que as impede disso, por isso reforçamos a proposta da renegociação das dívidas para que fiquem com o nome limpo e possam fazer novas aquisições”, alertou o presidente da ACIT, Eduardo Della Costa.
Neste caso, ó aconselhamento é para que o devedor procure a empresa para renegociar suas pendências. No caso de parcelamentos da dívida, o nome é retirado do SCPC já no pagamento da primeira parcela.
Texto e Imagens Juliet Manfrin
ECONOMIA
Inadimplência deixou rombo de R$ 13 milhões nos últimos cinco anos em Toledo
Aliada à campanha de Natal lançada nesta manhã, a Associação Comercial iniciou uma proposta de recuperação de crédito. O que se espera é que, quem esteja com pendências no comercio local, procure os estabelecimentos para renegociar suas dívidas e fique apto a fazer novas compras neste final de ano.
Mais lidas
- 1Alcolumbre anuncia sessões para discutir e votar fim da escala 6x1
- 2Melhor investimento em saúde pode evitar 739 mil mortes no Brasil
- 3Com inscrições gratuitas, Latinoware 2026 vai discutir IA, segurança digital e tecnologias abertas
- 4Domingo (11) é dia do 21º Encontro Municipal de Corais no Teatro Municipal
- 5Conselho do Meio Ambiente autoriza verba para projeto Rio Com Vida
Últimas notícias
- 1Vestibular Unioeste 2027 oferece mais de 60 cursos de graduação e diferentes modalidades de seleção; inscrições terminam nesta quarta (14)
- 2Chuva acumulada provoca alagamentos e desmoronamento em Toledo
- 3Brasil abriu 700 mercados para agropecuária desde 2023
- 4Mês das Crianças terá atividades gratuitas em Toledo até o fim de outubro
- 5Câncer de mama: quando a proteção financeira também faz parte do tratamento


