Img 3650

ECONOMIA

Inadimplência deixou rombo de R$ 13 milhões nos últimos cinco anos em Toledo

Aliada à campanha de Natal lançada nesta manhã, a Associação Comercial iniciou uma proposta de recuperação de crédito. O que se espera é que, quem esteja com pendências no comercio local, procure os estabelecimentos para renegociar suas dívidas e fique apto a fazer novas compras neste final de ano.

03/11/2010 - 09:20


Esta informação veio acompanhada por dados preocupantes da inadimplência. Dos mais de 80 mil CPFS cadastrados em Toledo como economicamente ativos, 20 mil constam como devedores em atraso e, portanto já cadastrados no SCPC. Isso indica uma margem de 25% da população com poder de compra impedida de fazer aquisições a prazo. “É como se a cada quatro clientes, um tivesse restrições, isso é bastante preocupante”, lembra o diretor de Informações Cadastrais da ACIT, Claudenir Machado.
Isso gerou nos últimos cinco anos um passivo referente à inadimplência no município de aproximadamente R$ 13 milhões. “É dinheiro que deixou de circular na economia”, lembrou.
Com estes dados, Toledo possui uma média bem acima da nacional de cadastros por CPF como maus pagadores. Enquanto no país o percentual é de 2,7, aqui são 4.3%. “É evidente que as pessoas não deixam de pagar suas contas porque querem, geralmente acontece alguma coisa que as impede disso, por isso reforçamos a proposta da renegociação das dívidas para que fiquem com o nome limpo e possam fazer novas aquisições”, alertou o presidente da ACIT, Eduardo Della Costa.
Neste caso, ó aconselhamento é para que o devedor procure a empresa para renegociar suas pendências. No caso de parcelamentos da dívida, o nome é retirado do SCPC já no pagamento da primeira parcela.

Texto e Imagens Juliet Manfrin

Sem nome %281144 x 250 px%29