O tema foi escolhido após a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas proclama oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito. A finalidade é estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta.
Segundo informações no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), atualmente, registram-se mais de 1 milhão e 300 mil mortes por ano e milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas permanentemente, atingindo de forma majoritária aquelas na faixa etária de 15 a 44 anos de idade, significativa parcela produtiva da sociedade.
De acordo com sucessivos relatórios da Organização Mundial de Saúde, as perdas provocadas pela violência do trânsito representam uma das maiores preocupações da entidade, caracterizando-se como um problema de saúde pública com proporções epidêmicas. Na avaliação da OMS, será necessário desenvolver e/ou reforçar as ações de prevenção dessa violência em pelo menos 178 países, onde os índices de morbimortalidade no trânsito estão acima do razoável. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra um índice de 18.9 fatalidades por grupo de 100 mil habitantes. Países líderes, alguns europeus e outros asiáticos, registram uma taxa de 5 mortes por 100 mil habitantes.
Motociclistas
O Município de Toledo, além de desenvolver atividades relacionadas ao tema principal, ainda vai focar no desenvolvimento de ações educativas aos motociclistas. O secretário de Segurança e Trânsito, João Crespão, relatou que nas estatísticas de trânsito de Toledo as maiores vítimas são os motociclistas.
Conforme a matéria publicada na Casa de Notícias há menos de 60 dias, segundo dados da Polícia Militar, o município de Toledo possuía aproximadamente 19 mil motocicletas e motonetas contra 35 mil automóveis registrados e que circulam nas ruas da cidade. Deste número mais de 70% dos acidentes no Município há o envolvimento de motociclistas. A principal causa é o excesso de velocidade.
Programação
Segundo Crespão, durante a semana, a Secretaria vai ministrar palestras em algumas empresas; está desenvolvendo um folder educativo; vai promover atividades educativas com crianças e adolescentes nas escolas; além de realizar panfletagens em algumas avenidas e ruas da cidade. “Nós pretendemos a conscientizar os condutores de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres da forma correta em trafegar na via. Que cada integrante do trânsito respeite os limites e, desta forma, evitar os acidentes no Município”.
Mais de 1,3 milhão de pessoas morrem no trânsito, segundo dado do Denatran
A Secretaria de Segurança e Trânsito de Toledo iniciou os preparativos para a realização da Semana Nacional do Trânsito. Como de costume, as atividades acontecem no mês de setembro. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elegeu para a Semana Nacional de Trânsito o tema "Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas".
Mais lidas
- 1Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 2Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 3Perifobia: Vozes da Margem e a Complexidade do Brasil Invisível
- 4Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
- 5Isenção de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo pode ser solicitada até 30 de maio
Últimas notícias
- 1Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 2Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 3No 3º LirAa do ano, Toledo apresenta índice de infestação de 2,1%
- 4Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost