1144x150 %284%29

CIDADANIA

Dia de Cooperar segue rendendo frutos com prêmio de Jornalismo da Ocepar

Reportagem que abordou da importância dos imigrantes e setor produtivo regional a partir das cooperativas foi a 1ª colocada

25/11/2022 - 23:15
Por Assessoria


O Dia C de Cooperar celebrado em Toledo dia 2 de julho passado segue rendendo bons e importantes frutos.

Além da parceria visceral entre cooperativas e a Embaixada Solidária de Toledo, uma reportagem alusiva à data foi premiada na última semana na 15ª edição do Prêmio Ocepar de Jornalismo.

A jornalista Edna Nunes foi a 1ª colocada na categoria rádio com a reportagem: "Dia do Cooperativismo traz esperanças e oportunidades de recomeço para imigrantes e refugiados na região Oeste". A reportagem foi ao ar pela Rádio União e o valor integral do prêmio, R$ 10 mil, foi doado por Edna Nunes ao projeto de costura da Embaixada Solidária.

Ela abordou diversas faces da imigração e o importante papel que vem sendo desempenhado pelas cooperativas no acesso à qualidade de vida a partir da empregabilidade, sobretudo daqueles que chegam por muitas vezes fragilizados, apenas com a roupa do corpo, fugindo de guerras civis ou da fome, em busca de uma vida melhor.

A reportagem tratava justamente do Dia C de Cooperar que teve como tema em 2022: “Um abraço de acolhimento e amor na chegada de imigrantes e refugiados ao Brasil”. A Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) foi promotora do Dia C.

A Embaixada Solidária foi fundada em 2016 e atua no atendimento e acolhida a refugiados recém-chegados em todo o oeste do Paraná – região onde estão 5 das 10 maiores cooperativas agrícolas do País, locais onde 6 em cada 10 destes imigrantes passam a trabalhar. A importante parceria auxilia em duas importantes frentes: de um lado na ocupação das vagas de trabalho auxiliando o setor produtivo (o oeste conta com milhares de vagas sem preenchimento) e de outro a inserção destes profissionais no mercado de trabalho, o acolhimento e o direito a uma vida digna a quem só quer novos caminhos e o direito de viver em paz.

A Embaixada passou a desempenhar um importante papel e opera como uma ponte nos atendimentos às necessidades básicas como auxílio para moradia, recolocação de trabalho e a oportunidade de recomeço, mais uma vez o setor produtivo entra com um importante e eficaz aliado. 

Em 6 anos, a entidade já atendeu mais de 4,5 mil pessoas, atua com mais de 20 projetos sociais, tudo graças a centenas de voluntários engajados à causa.

Sem nome %281144 x 250 px%29