1144x150 %284%29

Unioeste faz convênio com Biblioteca Nacional

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Marechal Cândido Rondon, e, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, com sede no Rio de Janeiro, firmaram convênio de cooperação para preservação da memória histórica. O acordo possibilitará estágios e treinamentos em serviços técnicos de microfilmagem e digitalização de microfilmes para servidores, agentes universitários e docentes. Além disso, permitirá a capacitação em organização e preparo de documentos, com uso de microfilmes.

03/11/2010 - 16:13


Para o professor, Davi Félix Schreiner, diretor-geral do campus, a parceria estabelece o intercâmbio da Unioeste com uma das principais instituições de preservação documental e de memória histórica do País. “O órgão assessorará a formação profissional de agentes universitários, docentes e pesquisadores que realizarão serviços de microfilmagem e digitalização”.
Além da conversão de documentos para o suporte em microfilmes e em meio digital, a universidade terá condições de preservar e mostrar esta memória e patrimônio documental para a sociedade e às gerações futuras. Um documento em microfilme, além de garantir autenticidade e preservar a originalidade, tem durabilidade de pelo menos 150 anos.
Estruturações
A Unioeste está estruturando o Laboratório de Microfilmagem e Digitalização de Documentos, que conta com equipamentos importados, concedidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep): microfilmadora híbrida com scanner colorido (até A0), microfilmadora planetária (A4/A3), duplicadora de microfilmes, densitômetro, bancada de inspeção, processadora de microfilmes, e leitora de digitalizadora de microfilmes. Além disto, o Laboratório também dispõe de três mesas de higienização, três impressoras plotter (água e jato de tinta, tinta e solvente e recortadora) e uma refiladora.
Com este laboratório, a Unioeste passará a ser uma referência estadual, nacional e internacional em matéria de preservação documental. Para Davi, “estes serviços de microfilmagem e digitalização serão essenciais para novos projetos relacionados ao patrimônio cultural, à pesquisa e à verticalização do ensino”.
Ele aponta ainda que em um segundo momento, após a capacitação profissional e a obtenção do registro junto ao Ministério da Justiça, “a Universidade terá condições de realizar serviços internos e externos em microfilmagem e digitalização, assumindo seu compromisso com a preservação documental e fomentando o ensino, a pesquisa e a extensão universitária”.

 

Da AENotícias

Sem nome %281144 x 250 px%29