“A Esquadrilha da Fumaça tem uma consideração muito especial por Toledo. Eles não queriam passar pela região, sem fazer uma apresentação em Toledo”, conta o fumaceiro honorário Onório Usinger, amigo pessoal do grupo e que todos os anos prestigia o aniversário da Esquadrilha da Fumaça, em sua sede em Pirassununga/SP, preparando o porco no rolete, prato oficial do município e também hoje da Esquadrilha da Fumaça. “Mesmo sendo um dia de semana, resolvemos programar esta apresentação e pedimos a colaboração das empresas para liberarem os seus funcionários mais cedo, para que eles também possam acompanhar a apresentação, que é muito bonita”, comenta Onório. O mesmo deverá ser feito pela prefeitura, segundo adiantou o secretário de Indústria e Comércio, Narcizo Müller. A administração está estudando a possibilidade de dispensar os estudantes da rede pública municipal e os funcionários – através de uma compensação de horário – para permitir que eles também acompanhem o espetáculo.
Criada oficialmente em 1952, a Esquadrilha da Fumaça é o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela divulgação da FAB em território nacional e internacional. Composta por 13 pilotos altamente treinados e capacitados, a Esquadrilha da Fumaça opera com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), e realiza, em média, 100 demonstrações ao ano. Em cada uma delas, o público pode acompanhar uma série de 55 acrobacias de alta performance que incluem o voo de dorso, especialidade da equipe fumaceira. Em 2006, a Fumaça alcançou o recorde voando com 12 aeronaves em formação de voo de dorso.
Apelidados pelos aviadores de Anjos da Guarda, a Esquadrilha conta com uma equipe de graduados especialistas, responsáveis pela manutenção dos Tucanos. Esses profissionais garantem a segurança, a eficiência e a disponibilidade das aeronaves. Com mais de 3400 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior, a Fumaça representa a oportunidade para milhares de pessoas travarem contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira, passando a respeitá-la e admirá-la pela capacidade dos profissionais que a representam.
Reconhecida mundialmente, a equipe representa o Brasil nos principais eventos aeronáuticos, tendo demonstrado em diversos países: Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Estados Unidos, França, Guatemala, Guiana, Honduras, Inglaterra, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça está sediada na Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga-SP. A Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.
Da Assessoria - Toledo