1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Toledo inicia campanha de vacinação contra Influenza nesta terça-feira

O objetivo é imunizar o maior número de pessoas, aproveitando a vacinação contra a Covid-19 com as doses bivalentes, considerando que grande parte dos grupos prioritários coincidem nas duas campanhas. As duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente
28/03/2023 - 11:02
Por Assessoria


A Secretaria da Saúde de Toledo vai iniciar nesta terça-feira (28) a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A data pré-estipulada pelo Ministério da Saúde para a imunização em nível nacional é 10 de abril, porém o Paraná vai antecipar o início da aplicação das doses. A estratégia foi confirmada na deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR), pactuada entre a Secretaria e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems). 

O objetivo é imunizar o maior número de pessoas, aproveitando a vacinação contra a Covid-19 com as doses bivalentes, considerando que grande parte dos grupos prioritários coincidem nas duas campanhas. As duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente. A antecipação considerou, também, o fato de o Paraná estar localizado ao Sul do País, em uma região tradicionalmente mais fria e pelo grande número Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) ocorridas no último ano, sobrecarregando o atendimento nas unidades de saúde.

Em Toledo, as doses estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBS’s), conforme seus horários de atendimento. “Recebemos nesta segunda-feira as vacinas e já estamos distribuindo", explicou a enfermeira da Vigilância em Saúde de Toledo, Cleunice Sarturi. Segundo ela, estão contempladas nos grupos prioritários aproximadamente 50 mil pessoas em Toledo e diferente de anos anteriores, desta vez todos já podem buscar as UBS’s a partir desta terça-feira. 

Grupos

Idosos com 60 anos ou mais;

Gestantes e puérperas;

Trabalhadores da saúde;

Pessoas com deficiência permanente;

Funcionários do sistema prisional;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;

População privada de liberdade e funcionários dessas unidades;

Crianças de seis meses a menores de seis anos;

Professores;

Pessoas com comorbidades;

Forças de segurança e salvamento;

Forças armadas;

Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.



Sem nome %281144 x 250 px%29