1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CIDADANIA

Include by Campus Party: ato no CJU Coopagro oficializa inauguração de laboratórios

Laboratórios instalados em Toledo do Include Campus Party, projeto que oferece, de forma gratuita, qualificação profissional a jovens de baixa renda 
30/03/2023 - 17:58
Por Assessoria


O Centro da Juventude (CJU) Mariana Luiza Von Borstel, no Jardim Coopagro, recebeu, na tarde desta quinta-feira (30), a solenidade que oficializou a inauguração dos três laboratórios instalados em Toledo do Include Campus Party, projeto que oferece, de forma gratuita, qualificação profissional a jovens de baixa renda com idade entre 12 e 18 anos para o mercado de trabalho, por meio do acesso a conhecimentos de robótica, eletrônica, mecânica e internet das coisas, despertando neles o interesse pela programação computacional e pelo empreendedorismo. Além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo Municipal, o ato foi prestigiado por comitiva formada por técnicos e executivos do Instituto Campus Party, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do UK Brazil Tech Hub e do governo do Reino Unido, que mais cedo fizeram visitas técnicas ao CJU Marcio Antonio Bombardelli, no Jardim Europa, e estruturas de ensino do município.

Compostos por mobiliário, equipamentos de eletrônica para ensino de robótica, impressora 3D, óculos de realidade virtual, computadores, material didático e internet de alta velocidade, o laboratório onde as aulas do Include by Campus Party são ministradas estão instalados em três pontos: nos CJUs Europa e Coopagro e o terceiro está saindo do Centro de Eventos Ismael Sperafico em direção à Unidade Social São Francisco. A iniciativa, presente em várias cidades do país, foi financiada pelo Prosperity Fund e viabilizada pela parceria firmada entre Instituto Campus Party, Embaixada do Reino Unido no Brasil, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e secretarias do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento) e de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) - um convênio com validade até o fim de 2024 no valor de R$ 400 mil, sendo R$ 200 mil de contrapartida do município.

Baseadas na experiência maker, na qual o aluno aprende na prática por meio de trabalho criativo em grupo e com estímulo à resolução de problemas concretos, as atividades do projeto tiveram início em novembro do ano passado e, nos dois ciclos de formação já iniciados, cerca de 300 jovens estão sendo beneficiados. Atualmente, há 68 unidades no Brasil instaladas em 56 cidades de oito unidades federativas (Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo) – até o fim do ano, mais 20 laboratórios devem ser inaugurados em diferentes regiões do país.

Após os discursos das autoridades, toda a comunidade foi convidada a conhecer o laboratório do Include by Campus Party instalado no CJU Coopagro e o trabalho que já está sendo realizado há quatro meses no local. Por problemas no voo, as aguardadas presenças do fundador e da presidente-executiva do Campus Party – Francesco Farruggia e Sidiane Zanin, respectivamente – não se confirmaram.

 

Discursos – A frente de honra do evento contou com a presença do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, que representou o prefeito Beto Lunitti, que cumpre agendas oficiais em Brasília; dos vereadores Geraldo Weisheimer (1º vice-presidente), Genivaldo Jesus (que falou em nome da comunidade da Grande Coopagro), Leoclides Bisognin e Marly Zanetti; do coordenador pedagógico local da Include by Campus Party, Renato Guerreiro, também professor do câmpus Assis Chateaubriand do Instituto Federal do Paraná (IFPR);  da diretora do UK Brazil Tech Hub, Andréa Motta; do cônsul honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Petterson; da responsável pela Assessoria Internacional da Anatel, Renata Figueiredo Santoyo; do superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, Nilo Pasquali; do integrante do Grupo de Acompanhamento de Custeio e Projetos de Conectividade Escolar da Anatel, Frederico Gomes Barbosa; do titular da AgroDesenvolvimento, Diego Bonaldo; do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da AgroDesenvolvimento, Amir Kanitz; da titular da SMDH, Rosiany Favarato; e da diretora de Políticas para Infância e Juventude, Jennifer Thays Chagas Teixeira.

Em suas falas, Amir e Rosiany destacaram o caráter transformador do Include Campus Party. “Fico feliz em contribuir com um programa social que oferece portas de entrada e saída bem amplas, pois os alunos que se formam saem preparados para os desafios do mundo do trabalho, seja na condição de colaboradores de empresas ou à frente de seu próprio negócio. O sucesso de uma sociedade passa por oferecer soluções próximas de onde os problemas acontecem e o Include oferece isso para Toledo a partir da transformação da vida de centenas de jovens”, avalia o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da AgroDesenvolvimento. “É inspirador ver que nos Centros da Juventude há uma estrutura semelhante à que está sendo implantada na nossa rede municipal de ensino. Vejo em cada laboratório um manancial de oportunidades que surgem a partir da formação de jovens em uma área promissora da economia. Toledo tem empreendido esforços para que os jovens tenham acesso aos direitos assegurados em lei e tem conseguido bons resultados na questão da empregabilidade”, avalia a secretária de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano.

Os vereadores destacaram a importância do Include by Campus Party para as comunidades onde o projeto se faz presente. “O Coopagro e os demais bairros onde há laboratórios estão em festa. A tecnologia muda constantemente e é motivo de honra Toledo estar inserida neste contexto”, comenta Geraldo. “É de fundamental importância este programa, que afasta os jovens do perigo das ruas e os coloca no caminho da profissionalização, dando chance de ele e sua família melhorarem de vida”, observa Genivaldo.

Os representantes da Anatel apresentaram detalhes das ações na área educacional promovidas pela agência reguladora. “Estou envolvida no Include Campus Party desde o princípio, atuando como facilitadora entre as partes. Nesta visita a Toledo é possível ver a materialização deste trabalho, uma experiência que servirá de baliza para avaliar os resultados no curto e médio prazo”, comenta Renata. “Em 2021 houve a licitação para implementar a tecnologia 5G em nosso país e, desde então, passamos a focar em ampliar e aperfeiçoar a conectividade à internet em ambientes educacionais. Temos visto a transformação promovida pelo Include em várias regiões do Brasil, mas Toledo está de parabéns por estar tão na frente nesta questão, oferecendo internet de alta qualidade nas estruturas de ensino e estruturando tão bem os laboratórios deste projeto”, observa Nilo.

Adam e Renato abordaram, em seus discursos, o caráter social das atividades empreendidas nos laboratórios. “Estou pela primeira vez em Toledo, mas tenho certeza que não será a última. Fiquei animado com o que vi aqui, pois nós trabalhamos com o objetivo de não deixar ninguém para trás neste processo de transformação que a tecnologia tem promovido nos últimos anos em todo o mundo. Os resultados que Toledo tem apresentado só reforçam uma uma relação de séculos entre Reino Unido e Brasil, que vem antes mesmo de este país tornar-se independente”, pontua o cônsul honorário do Reino Unido no Paraná. “Como o próprio nome sugere, este projeto tem vocação natural para a inclusão e a transformação. É uma ação fantástico, pois dá visibilidade ao talento de jovens que, por muitas vezes, ficam invisíveis aos olhos da sociedade. Mais do que isso: faz nossos alunos verem que o universo da tecnologia é mais simples do que pensam, que as inovações aparecem no dia a dia com uma frequência muito maior do que imaginam. Os resultados têm sido surpreendentes e temos que criar condições para que os estudantes formados permaneçam em nossas empresas. Produzimos em Toledo milhares de itens que são consumidos fora daqui, mas não podemos nos dar ao luxo de ‘exportar cérebros’”, alerta o coordenador pedagógico local da Include by Campus Party.

Encerrando as falas, o vice-prefeito agradeceu o apoio de todas as pessoas e entidades que viabilizaram a vinda do Include by Campus Party para Toledo, incluindo neste rol o deputado federal Sérgio Souza, que intermediou a conversa entre o município e os demais atores envolvidos na parceria. Além disso, ponderou que programas sociais acabam beneficiando a sociedade como um todo, não só à camada de menor poder aquisitivo da população. “Deixo aqui meu muito obrigado a todos que confiaram a Toledo, uma terra fértil de gente trabalhadora, a incumbência de montar aqui três laboratórios do Include by Campus Party. É um projeto que integra as políticas públicas desta gestão que têm como objetivo número um a capacidade de fazer a diferença na vida das pessoas. Prefeituras de todo o país têm acompanhado o trabalho que estamos realizando aqui, pois as ações estruturantes que colocamos em prática causam impacto positivo em todas as classes sociais”, avalia. “Com o Biopark cada vez maior e vários outros fatores favoráveis, temos condições para criar aqui algo melhor do que o Vale do Silício, pois lá há moradores de rua. Queremos formar os cientistas do futuro, em um ambiente de inovação do qual todos façam parte, com qualidade de vida e perspectivas para todos”, salienta.

 

Visitas - Em Toledo para a inauguração dos laboratórios Include, pela manhã, o cônsul britânico, Adam Petterson, e a assessora internacional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Renata Figueiredo Santoyo, visitaram a Escola Municipal Miguel Dewes, em Dez de Maio. Lá puderam conhecer o Programa Aluno Conectado e também a Cooperativa Escolar Mirim Miguel Dewes (Cooemide). “Eu fiquei surpresa com o que eu vi. Realmente, a estrutura disponibilizada e o interesse dos alunos é fenomenal. É realmente um trabalho exemplar e espero que se reproduza por muitas escolas fora de Toledo, já que aqui todas as públicas estão neste nível”, disse Renata. 

Outro ponto que chamou a atenção da assessora é a capacidade dos professores e professoras em oferecer uma educação de qualidade aos alunos. “É um diferencial. Acredito que este projeto não aconteceria caso não houvesse o interesse dos profissionais, que no dia a dia estão interessados e capacitados para ensinar este tipo de matéria para os alunos”. 

Renata ainda ponderou que em Toledo não se observa a dificuldade dos professores assimilarem a aplicação de tecnologias e inovações na educação. “As crianças são nativas digitais, enquanto os profissionais de educação estão neste mundo porque foram se inserindo. Mas em Toledo, o que se percebe é que o professor, a professora, eles se empenham em entender e trazer esse mundo digital para a sala de aula”.

Já Adam Petterson afirmou ter ficado impressionado com o Aluno Conectado. “Tem o envolvimento de toda a comunidade escolar. Toledo está de parabéns por essa ação tão inovadora. O que é possível observar é o impacto na educação dos alunos, ajudando a promover a transformação digital e da educação. Realmente é muito avançado e entusiasma quem conhece. Vai deixar um legado riquíssimo para as crianças”, concluiu. 

Após a passagem pela Miguel Dewes, a comitiva que contava com o secretário do Agrodesenvolvimento Diego Bonaldo, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da AgroDesenvolvimento Amir Kanitz, o assessor de Governo Marcio Antonio Pena Borges e o diretor de Jornalismo Ricardo Morante estiveram no Biopark Educação, onde puderam conhecer laboratórios e o Clube de Ciências.


Sem nome %281144 x 250 px%29