1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SEGURANÇA

Gabinete e secretarias municipais discutem ações de segurança em escolas e CMEI’s

Ficou definida a criação da Patrulha Escolar Municipal, composta pelos agentes da guarda municipal que hoje atuam no Estacionamento Rotativo (EstaR)
06/04/2023 - 17:42
Por Assessoria


Após retorno de Curitiba, onde cumpriu agenda oficial, o prefeito Beto Lunitti se reuniu, nas primeiras horas desta quinta-feira (06), para alinhar ações com o intuito de acelerar projetos de segurança para a comunidade, em especial em relação às escolas e centros municipais de educação infantil. Durante o encontro, realizado na Sala de Reuniões da Prefeitura de Toledo, foram definidas algumas prioridades e o que deve ser colocado em funcionamento de imediato.

Ficou definida a criação da Patrulha Escolar Municipal, composta pelos agentes da guarda municipal que hoje atuam no Estacionamento Rotativo (EstaR). “Vamos aproveitar que estamos tecnificando nosso sistema de monitoramento do EstaR e com isso poderemos criar as patrulhas”, disse Lunitti. Outra ação virá por meio ‘Toledo é + Seguro’, programa em tramitação na Câmara de Vereadores e que em parceria com a sociedade civil poderá chegar a 1000 pontos de monitoramento através de câmeras a serem instaladas ou já em funcionamento. Serão priorizadas as mais próximas das instituições de ensino público e privado.

Além destas ações, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) vai ampliar o controle no acesso de pessoas às espaços educacionais, com a melhoria nos sistemas de portões eletrônicos - e a instalação nos locais que ainda não possuem - além da implantação do botão do pânico em todas as escolas e centros municipais de educação infantil. “Essa ferramenta consiste no chamamento de forças de segurança em caso de situações emergenciais”. Também será criado um procedimento padrão para entrada em instituições de ensino.

Lunitti, que durante a reunião esteve acompanhado do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, afirmou que, caso seja preciso, serão remanejados recursos e revisão do planejamento de execução de obras, visando a realocação de investimentos para a execução das propostas, priorizando a segurança das crianças, professores e servidores municipais, sem afetar programas de assistência, saúde e educação da população. “Vale ressaltar que diversas ações, como o Toledo é + Seguro, já estão em andamento. Nossa intenção, nesse momento, é fazer com que elas aconteçam mais rápido”, destaca. 

Ao final, o gestor toledano ainda agradeceu a participação da Câmara Municipal, representada pelo presidente da Casa, Dudu Barbosa, e dos vereadores Gabriel Baierle e Leoclides Bisognin, e dos demais secretários e secretárias municipais que contribuíram com as ideias e sugestões. 

Sem nome %281144 x 250 px%29