Casa de not%c3%adcias 1144x150

CIDADANIA

Crianças com TEA e Down estrelam exposição de fotos no hall do Paço

A Exposição tem o “Quando nos conscientizamos, as peças se encaixam” e integra a programação local alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Toledo, lembrado em 2 de abril
10/04/2023 - 15:34
Por Assessoria



Com o tema “Quando nos conscientizamos, as peças se encaixam”, foi lançada, na tarde da última quinta-feira (6), exposição de fotos no hall do Paço Municipal Alcides Donin que integra a programação local alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Toledo, lembrado em 2 de abril. As estrelas da mostra – que recebeu apoio do câmpus local da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), da Jeane Decora e do Studio da Imagem/Neia Holdefer – são crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA) e síndrome de Down que ganharam uma sessão de fotos realizadas por alguns dos melhores fotógrafos do município: Rafael Silveira, Michely Guesser, Maria Filha, Greice Kölln, Géssica Hemerich e Fábio Ulsenheimer (servidor público de carreira, que integra os quadros do Setor de Comunicação do Gabinete do Prefeito).

O lançamento foi prestigiado por técnicos e familiares que lidam diariamente com a questão do autismo e da síndrome de Down, bem como por autoridades políticas e acadêmicas. Entre elas, estavam o prefeito Beto Lunitti; o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt; o presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa; as secretárias de Saúde, Gabriela Kucharski (titular licenciada) e Raquel Wammes (interina); o diretor-geral da PUCPR/Toledo, Ricardo Cesar Lopes; e a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Toledo (Vida), Tânia Bilato e a representante da Re-Criare Down, Néia Novais, que estava acompanhada da filha Bruna, que tem Down. “Este é um projeto que parte da necessidade de oferecermos às pessoas com TEA e Down o direito à inclusão, de se sentirem que fazem parte das dinâmicas socioeconômicas. Partindo desse pressuposto, organizamos, com o apoio de empresas e fotógrafos parceiros, estas sessões que resultaram em centenas de fotos muito boas, dentre as quais foram selecionadas 63”, avalia a diretora do Departamento de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde de Toledo, Leila Machado, que liderou, junto com o coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps-i), Alisson Rodrigo Dias Rocha, os esforços que viabilizaram a exposição. 

A exposição “Quando nos conscientizamos, as peças se encaixam” segue até o próximo dia 28, último dia útil do Abril Azul, campanha que visa ampliar o debate e promover conscientização sobre o tema entre representantes do poder público e da sociedade civil. Neste mesmo período, outras fotos semelhantes estarão em exposição no hall do câmpus local da PUCPR. “Estamos satisfeitos por ter apoiado esta iniciativa, pois a inclusão é um dos valores mais importantes da nossa universidade”, observa o diretor da instituição, que acaba de matricular Gabriel Bilato, filho da presidente da Vida, que tem TEA, no curso de Direito. “Há 13 anos nossa associação está nesta luta, mas ela se faz presente em minha vida há muito mais tempo. Por isso, cada conquista, seja na vida do meu filho ou na entidade, precisa ser celebrada. Isso nos estimula a seguir adiante por um caminho que não é nada fácil de se trilhar, uma vez que, atualmente, uma em cada 32 crianças vão apresentar sinais característicos de autismo”, comenta Tânia.

Nas falas do presidente da Câmara e do vice-prefeito ficou clara a intenção de criar ou manter políticas públicas voltadas específicas para este público. “Para nós, vereadores, é inspirador ver a sensibilidade com que o prefeito e  o vice-prefeito lidam com esta questão. Às vezes, em nome da qualidade de vida de autistas e seus familiares, vão além daquilo que é a obrigação do município”, comenta Dudu. “Sou muito grato por estar envolvido no planejamento e na execução de ações como esta, que dialoga com o nosso plano de governo, o qual foi concebido pensando sempre em humanizar as políticas públicas”, avalia Ademar. 

A secretária da Saúde destacou os avanços obtidos recentemente no atendimento a estes públicos. “De 2021 para cá conseguimos implantar na saúde importantes melhorias nos serviços específicos a pacientes com TEA ou Down. Os pediatras, por exemplo, já sabem o que fazer quando chega uma criança diagnosticada ou com sinais de que podem ter algum destes quadros. E esta melhoria nos fluxos decorre da confiança depositada pelo Executivo no trabalho da Saúde, permitindo que atue, sem restrições, de forma técnica”, pontua Gabriela.

Encerrando o evento, Beto Lunitti agradeceu o apoio da PUCPR/Toledo e a dedicação dos servidores públicos municipais envolvidos no projeto. “Quando o universo acadêmico atua em parceria com o poder público, coisas boas sempre acontecem. Na condição de prefeito, não tenho a obrigação de saber tudo, mas a de escolher as pessoas certas com quem trabalhar e confiar na capacidade de cada uma delas. Só assim é possível construir um município com uma sólida cultura da paz, com a ‘economia a serviço da vida’”, pontua o chefe do Executivo, que, após o término da solenidade de lançamento da exposição de fotos, convidou crianças e jovens com TEA e síndrome de Down presentes ao evento a visitarem seu gabinete, onde foram acolhidas e ganharam exemplares do livro “Toledo 70 Anos: passado, presente e futuro”.

Sem nome %281144 x 250 px%29