1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Ação no Cmei Diva Fontana ensina alunos a se protegerem de abusos sexuais

Atividade em instituição de ensino no Jardim Panorama é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
17/05/2023 - 17:04
Por Assessoria


O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Diva Bordin Fontana, no Jardim Panorama, promoveu nesta terça-feira (16) uma atividade alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, lembrado anualmente em 18 de Maio. Denominada “Semáforo do corpo”, a ação, coordenada pelos professores Rafael Macedo, Jeane Silveira Pavão, Katiamara Martins e Fernanda Vitti, ensinou as crianças a se protegerem de abusos sexuais.

Com sinais redondos coloridos, os alunos do Infantil II e do Infantil III tomaram conhecimento, a partir de um cartaz com os desenhos de um menino e de uma menina em pé, quais partes do corpo podem ser tocadas sem maiores problemas (sinal verde), onde é necessário ter uma atenção maior (sinal amarelo) e quais estão totalmente proibidas (sinal vermelho). A mensagem foi reforçada anteriormente, em sala de aula, por meio de contação de história e também por uma encenação com marionetes de mão que contou com o apoio da canção “Nisso ou naquilo”.

Segundo a diretora Suzemar Aparecida Batista de Lima, existe, por parte do Cmei, a intenção de ampliar o alcance do projeto. “Este tema está sendo abordado em todas as turmas e, em breve, queremos apresentá-lo aos pais dos alunos”, anuncia. 

A equipe pedagógica do Diva Bordin Fontana destaca a importância de se debater este assunto. “A formação cidadã deve ser iniciada o quanto antes, pois, assim, preparamos as crianças para todas as situações”, comenta Rafael. “Os índices de abuso sexual contra crianças têm crescido muito ultimamente e é fundamental orientá-las sobre esta ameaça o tempo inteiro e não só agora que temos a campanha do 18 de Maio em curso”, salienta Jeane.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29