Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Ecoponto Itinerante no Santa Clara IV recolhe 97 toneladas de resíduos sólidos

A ação, promovida pela Comissão de Mobilização do Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus de Toledo
29/05/2023 - 20:35
Por Assessoria


Mais de 97 toneladas de resíduos foram coletados no Ecoponto Itinerante realizado no último sábado (27) no Santa Clara IV. A ação, promovida pela Comissão de Mobilização do Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus de Toledo, teve o objetivo de recolher em imóveis, fundos de vale e terrenos baldios objetos que podem acumular água (vasos, pneus, garrafas, móveis velhos, entre outros), servindo de criadouro para o Aedes aegypti.  

Esta comunidade foi escolhida pelo fato de reunir, no atual ano epidemiológico (iniciado em agosto do ano passado), o maior número de casos de dengue: 154, o que representa 20,53% do total (750). O único óbito registrado em Toledo em razão da doença foi de um morador do bairro, que possui 60 quarteirões e 1.956 imóveis.

O recolhimento foi realizado por servidores e ocupantes de cargos comissionados da Prefeitura de Toledo e por voluntários de entidades da sociedade civil organizada que fazem parte do comitê. O trabalho foi iniciado na terça-feira (23) com os agentes de combate a endemias (ACEs) divulgando o Ecoponto Itinerante entre os moradores e já iniciando a coleta dos resíduos que foram destinados, no primeiro momento, para os contêineres instalados ao lado do ponto de coleta do Meio Ambiente.

Quem também passou pelo Ecoponto para auxiliar nos trabalhos foi o prefeito Beto Lunitti. O gestor toledano agradeceu e parabenizou ao trabalho intersetorial organizado pelas Secretarias de Saúde, por meio do Setor de Controle e Combate às Endemias, e do Meio Ambiente. “São servidores municipais, muitos deles comissionados, que se unem a entidades e voluntários pensando na saúde das pessoas. Este espaço onde está o Ecoponto fixo do Santa Clara IV vai ser totalmente limpo, melhorando para todos que moram na região”, destacou.

Sem nome %281144 x 250 px%29