1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

INFRAESTRUTURA & LOGÍSTICA

Rio Marreco terá ponte com passarela e mirante

Mais que encurtar distâncias e acompanhar a expansão territorial de Toledo, a construção da ponte na Rua Ângela Zanella, sob o Rio Marreco, deve proporcionar uma mudança nos hábitos de vida da população toledana, influenciando, inclusive, em hábitos culturais, turísticos, ambientais e econômicos
29/05/2023 - 20:44
Por Assessoria


Há poucos dias a empresa PCA Engenharia, de Teresina, no Piauí, entregou o projeto final da obra, que compreende uma extensão de 60 metros, incluindo passeio público, ciclovia, mirante com vista para a queda d’água, iluminação pública e passarela. 

Esse ponto de passagem da Rua Ângela Zanella, sob o Rio Marreco, é conhecido pela comunidade. Além do atrativo turístico proporcionado pela queda d’água (cachoeira), o trânsito de veículos entre meio ao paredão de rochas e as águas do rio são os estimulantes de várias emoções para os visitantes. Porém, em épocas de cheias, esse mesmo atrativo proporciona inúmeros acidentes e prejuízos, colocando em risco a vida dos aventureiros. 

O prefeito Beto Lunitti evidenciou a chegada de um novo tempo conceitual no que diz respeito aos investimentos estruturais traduzidos na execução das obras públicas. “Toledo está ‘virando a chave’ quando se trata de obras. Estamos investindo em obras conceituais, que mostram a pujança econômica e social, que proporcionem essa integração das pessoas. É um tempo de inovação e tecnologias do qual queremos despertar o orgulho do cidadão”, frisa. 

Sobre a construção da ponte naquela região, Beto disse que “temos que valorizar essa localização tão importante para nosso município. Não só do ponto de vista histórico, mas exaltá-la como um potencial turístico para a Região. Estamos traçando um olhar de futuro pensando no desenvolvimento sustentável. Essa ponte ligará as margens do Rio Marreco, que há muito tempo necessita um olhar do poder público, e diversas oportunidades de lazer e apreciação da natureza. Isso tudo aliando os aspectos urbanísticos e tecnológicos em benefício das pessoas, que são a razão de nossos esforços”, destacou o prefeito Beto Lunitti.

O secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Sincler Gustavo Miguel, informou que, devido à complexidade da obra, foi necessário realizar um edital de “técnica e preço” para contratação da empresa que elaborou o projeto. “São poucas empresas no Brasil que possuem qualificação técnica para projetar uma obra como essa que vamos entregar. Para que a população de Toledo receba uma obra de qualidade o projeto entregue realizou todos os estudos preliminares exigidos, o ambiental, estudos geotécnicos, terraplanagem, drenagem, topografia e hidrológico. São quase R$6 milhões destinados para a construção da ponte. É uma obra que ficará marcada não só pela sua infraestrutura, mas também pelo potencial turístico envolvido”, salienta Sincler. 

Atrativos - Além da ponte em curva com 15 metros de largura, o projeto prevê a construção de uma passarela com 2,50 metros de largura, a um metro de altura da água, garantindo um grande ângulo de contemplação e interatividade com o meio natural. O mirante é integrado com a ponte e parte do piso será construído em vidro, dando uma perspectiva ampliada para o curso d’água. A iluminação será com tecnologia em Led, inclusive com detalhes nos bancos que serão instalados. 

Trâmites - Será realizada a licitação para a contratação da empresa que executará a obra. O prazo para a construção da ponte será de oito meses após a assinatura do contrato autorizando o início dos serviços. 

Sem nome %281144 x 250 px%29