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EDUCAÇÃO

Smed realiza prestação de contas do primeiro quadrimestre

O município empenhou R$62.319.678,25 nos quatro primeiros meses do ano para a educação pública, 35,39% dos R$176.077.576,69 previstos no orçamento para 2023
31/05/2023 - 15:10
Por Assessoria


Os investimentos realizados no primeiro quadrimestre de 2023 e as tendências que a Secretaria Municipal de Educação de Toledo (Smed) projeta para o restante do ano foram apresentadas na tarde desta terça-feira (30), na Câmara de Vereadores, para a Comissão de Educação, Cultura e Desporto (CEC) da Casa durante Audiência Pública de prestação de contas referentes ao primeiro quadrimestre do ano. 

A secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa e sua equipe apresentaram o detalhamento dos investimentos, a previsão de gastos e responderam os questionamentos dos presentes, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal (parágrafo 4º do artigo 9º da Lei Complementar Nº 101/2000). O município empenhou R$62.319.678,25 nos quatro primeiros meses do ano para a educação pública - este valor representa 35,39% dos R$176.077.576,69 previstos no orçamento municipal para 2023. 

O conteúdo completo da Audiência Pública pode ser acessado clicando neste link. Ao iniciar a audiência, o servidor responsável pela apresentação financeira, Cleberson Gomes Lopes, contextualizou o cenário da educação para 2023. Neste sentido, apresentou uma pesquisa realizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) onde 37% das redes na Educação Infantil não possui ensino em Tecnologia no currículo. Em relação a formação de docentes, 39% não ofertam para a rede municipal. O estudo foi realizado em 1.065 municípios de todo o Brasil. 

Neste contexto, Toledo, além de ofertar formação de docentes nesta (e em outras áreas), tem o Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais (NITE), uma área técnico-pedagógica da Smed, atualização da internet, ferramentas de experimentação, plataformas educacionais, além de vários outros aspectos do programa Aluno Conectado. 

Destaques do quadrimestre - A secretária da Educação abordou os diversos investimentos realizados no quadrimestre, porém destacou a importância da inauguração de mais uma escola em tempo integral, a Escola Municipal Alberto Santos Dumont no início de fevereiro. “Iniciamos o ano letivo, pela primeira vez, com quadro completo em todas as escolas e cmeis, garantia de hora/atividade para os professores e com zero fila de espera em cmeis. Hoje a criança tem ficado no máximo 15 dias na fila após a matrícula”, pontuou Marli. 

Ela ressaltou o andamento do programa Aluno Conectado, que agora está faltando somente os primeiros e segundos anos da cidade para receber os tablets. No interior e nas escolas integrais todos já receberam. Ela reforçou, no quadrimestre, a questão dos decretos que estabelecem critérios para a organização das escolas e cmeis. “Há 20 anos não era renovado esse documento, com isso aumentou 60 horas de diretores, aumentou 200 horas de coordenadores, cmeis não havia nem decreto para definir o porte”, salientou a secretária.

Ela ressaltou a criação do programa Professor Pesquisador, programa inédito que incentiva profissionais do magistério interessados em realizar cursos de pós-graduação ou mestrado. Além disso, mencionou o investimento em disponibilizar profissionais administrativos em praticamente todos os cmeis. 

Projeções para 2023 - Nesta quinta-feira será anunciado o Programa Escola Acolhedora, destinado a dar uma atenção especial aos alunos imigrantes. Existe uma projeção de obras que estão em andamento. A Secretaria de Educação realizará trabalhos pedagógicos no sentido de reduzir a defasagem escolar. “Não adianta ter escola bonita e a defasagem acontecendo, então nós vamos focar bastante nesse item”, reforçou Marli. Ela abordou ainda a necessidade de intensificar os trabalhos na formação continuada de docentes, de coordenadores pedagógicos e outras estratégias para continuar melhorando o desenvolvimento da aprendizagem. A Prova Toledo é um dos mecanismos utilizados para monitorar o desempenho escolar e indicar onde os esforços devem ser direcionados. 

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