1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Queijos finos desenvolvidos pelo projeto do Biopark estão entre os melhores do Paraná

Reconhecimento aconteceu durante o Prêmio Queijos do Paraná, em Curitiba. Mais de 300 produtos foram avaliados
07/06/2023 - 15:44
Por Assessoria


No Dia Mundial do Leite (1°) as obras de artes visuais, arquitetura e design do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, abriram espaço para um outro tipo de arte: a de produção de queijos. É que na última semana foi realizado no espaço o Prêmio Queijos do Paraná, que avaliou mais de 300 produtos inscritos, definindo os premiados.  

Entre os diferentes tipos de sabores, aromas e texturas, quatro tipos de queijo do projeto Queijos Finos do Biopark ficaram entre os melhores do Estado. Na ocasião, o Tomme Negro D’Oeste, da produtora Elis Colombi, conquistou o Super Ouro; enquanto os tipos Camembert e Brie obtiveram medalha de Ouro. Já o queijo tipo Cheddar D’Or ficou com o bronze. Estes três são produções da Queijaria Flor da Terra, do Biopark.  

Além de poderem usar os selos das medalhas na embalagem de seu produto, os produtores dos queijos condecorados também receberão outros prêmios, que vão desde consultoria de gestão e de design de embalagem até treinamentos voltados ao processo de produção. Todos os participantes receberão um relatório técnico, com apontamentos a respeito do seu produto. 

A produtora Elis Colombi, do Produtos Elis, faz parte do Projeto de Queijos Finos do Biopark desde 2020. Ela entrou no ramo de uma maneira inusitada. Adquiriu um curso composto por um livro e um DVD sobre produção de queijos, em 2011, para fazer e produzir em casa. Em 2017, largou o serviço público de nutricionista e passou a se dedicar a propriedade e a família. “Diante das oportunidades que eu via sendo nutricionista, decidi investir na produção de leite pasteurizado e iogurtes para ofertar para a alimentação escolar municipal. Além dos produtos que havia planejado entregar, surgiu o interesse pelo queijo também”, relembra. 

Devido a boa aceitação, pedidos particulares começaram a acontecer, e Elis foi adquirindo cursos pela internet e estudando cada vez mais, até iniciar no Projeto de Queijos Finos do Biopark. “Desde então iniciamos os controles, principalmente da qualidade do leite. Meu primeiro queijo fino produzido foi o Saint Paulin e o segundo o Tomme Negro do Oeste”, salienta Elis. 

Para o concurso, a produtora encaminhou três tipos de queijo: O Tomme Negro, Queijo ao Vinho – que obteve medalha de prata; e o Queijo Minas padrão curado. “Tive a graça de ser premiada na categoria Super Ouro. Foi a primeira vez que concorri. E quando recebi a notícia do prêmio foi uma alegria muito grande. Senti a necessidade de compartilhar com os meus amigos, pois a sensação tinha que sair de mim. Fiquei tão orgulhosa de mim mesma, que tive que pular, mesmo que sozinha em casa”, comemora.   

Além de concorrer a premiação, o Biopark também foi uma das entidades apoiadoras que impulsionaram o evento, por meio do acordo de cooperação técnica com o SENAR. O supervisor e responsável técnico da Queijaria Flor da Terra, do Biopark, Henrique Herbert, foi um dos jurados do evento. Segundo ele, foi uma experiência incrível. “Por se tratar da 1ª edição, fomos designados embaixadores do Prêmio. A participação como jurado me permitiu acompanhar de perto o primor na organização do evento, o qual contou com profissionais de excelência que garantiram a aplicação dos mesmos padrões técnicos de avaliação empregados em competições internacionais”, frisa. 

A gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Biopark Educação, Carolina Trombini, diz que o prêmio cumpre com o objetivo de dar visibilidade aos queijos, ao produtor e ao projeto. “Traz ainda o reconhecimento de toda a Região. O produtor acaba tendo mais procura e demanda, e ao ver, isso dá mais prestigio à produção”, menciona.  

O Prêmio Queijos do Paraná é promovido por um comitê gestor, formando pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sebrae-PR e Sindileite-PR, com apoio de 28 entidades. 



Sem nome %281144 x 250 px%29