Casa de not%c3%adcias 1144x150

SEGURANÇA

Inteligência, tecnologia e integração sustentam o Programa Toledo é Mais Seguro

O Programa reúne uma série de medidas, entre elas, o armamento da Guarda Municipal que irá atuar em colaboração às forças de segurança
31/07/2023 - 20:04
Por Redação


Na manhã desta segunda-feira (31), o município de Toledo, lançou o Programa Toledo é Mais Segurança. No ato foi destacado as ações que estão sendo realizadas em parceria com as forças de segurança, por meio de inteligência e uso de tecnologia.
 
No município já está em operação 80 câmeras do tipo OCR para reconhecimento de placas dos carros, nas entradas e saídas da cidade e outros pontos estratégicos, além de 250 câmeras próprias, incluindo as que se encontram nas imediações de prédios públicos, como escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis).
 
Integra o Programa a Patrulha Escolar que conta com botão de pânico para situações de emergência nas escolas e uma nova tecnologia, ainda em fase de testes, está sendo utilizada no controle do Estacionamento Regulamentado (EstaR).
 
A Patrulha Maria da Penha passa integrar o Programa, no intuito de coibir a violência doméstica. E no planejamento, está a criação da Patrulha Rural, para tanto, será necessário a ampliação do efetivo da Guarda Municipal. O Executivo promete para em breve novo concurso público, bem como a aquisição de veículos de alta potência e armas de longo alcance. 
 
Em parceria com a Associação Comercial, será incentivado a instalação de mil câmeras por empresas e particulares, que serão instaladas em pontos definidos pela inteligência das forças de segurança. Estas imagens serão repassadas para integrar as estratégias de segurança pública. As imagens serão monitoradas 24horas em tempo real.
 
A entrega simbólica das armas aos Guardas Municipais, aconteceu diante de autoridades das forças de segurança, judiciário e políticos. O prefeito Beto Lunitti lembrou que os Guardas passaram por formação técnica e avaliação psicológica, nem todos foram aprovados e, estes terão a chance de refazer o treinamento, mas aqueles que foram aprovados, estão aptos a usarem a pistola 380 que passam a portar.  “É uma responsabilidade grande armar a Guarda Municipal, mas eles fizeram 660 horas de treinamento, estudos sobre a legislação. Eles sabem o tamanho da responsabilidade e eu espero e confio nos servidores que irão atuar como agentes de segurança, protegendo a população e cuidando das suas próprias vidas. Se alguém agir fora deste propósito, não exitaremos em investigar, através da corregedoria, para defender o servidor ou puni-lo, se assim for necessário”.

O prefeito destacou ainda que, o armamento da GM, não pretende concorrer com as demais forças de segurança, mas agir em harmonia e complementaridade.  Pensamento compartilhado pelo Tenente Coronel Jorge Fritola, Comandante Do 19O BPM. “É uma satisfação ver a GM bem preparada, eles já nos ajudam muito. A integração das forças é muito importante no trabalho pela Segurança Pública”. O Comandante destacou ainda, o papel da GM, no combate a violência doméstica.

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Toledo, Anaide Holsbach de Araújo destacou a parceria do empresariado no Programa. “Temos feito diversas conversas com as forças de segurança e também com nossos associados, para aderirem o sistema de monitoramento eletrônico. Temos certeza que daqui para frente os indicadores de violência serão outros”.
A Juíza Diretora do Fórum da Comarca de Toledo, Dra. Luciana Lopes do Amaral Beal enfatizou o papel da GM que alinhada as demais forças de segurança, tem um papel importante, em especial, na Patrulha Maria da Penha, no combate a violência contra a mulher. “A GM passa estar armada, é honroso, mas a responsabilidade passa a ser maior e o treinamento é o que traz tranquilidade para trabalharmos juntos, na pacificação dos conflitos, por uma Toledo mais segura”.

O vice-prefeito, Ademar Dorfschimdt destacou o voto de confiança do poder público, nos guardas municipais. “O armamento da GM é uma escolha que as autoridades fizeram e vocês terão a possibilidade de estar armados 24 horas. O agir de vocês que esperamos, é que esteja sempre de acordo com o caminho da construção de uma Toledo mais segura”.

O prefeito Beto Lunitti defendeu que a Política de Segurança Pública, não se resume no armamento da GM. “Segurança Pública não se resume em por uma arma na cintura do Guarda Municipal, mas começa na educação, nas políticas de saúde pública, qualificação de mão de obra, mobilidade de qualidade e na harmonia das forças de segurança, e também, na construção de uma cultura de paz”. E complementou: “Queremos fazer parte do movimento das cidades educadoras, mas quando necessário for, estaremos preparados para garantir a segurança pública”.
 
Sem nome %281144 x 250 px%29