Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Unioeste: Campus de Toledo recebe pesquisadora ucraniana

A pesquisadora Ucraniana, Olena Tsvirko desenvolverá suas atividades no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PGDRA) na Unioeste Campus Toledo.  
 

09/08/2023 - 19:20
Por Agência Brasil


O impacto social e econômico da guerra estabelecida entre a Rússia e a Ucrânia é reconhecido em nível global. O governo do Estado do Paraná juntamente à Fundação Araucária lançou em 2022 o Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas, diversos pesquisadores já estão desenvolvendo atividades em solo paranaense.   
 
 No âmbito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), chegou na noite da última segunda-feira (07), a terceira pesquisadora Ucraniana, Olena Tsvirko, que desenvolverá suas atividades no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PGDRA) na Unioeste Campus Toledo.   

O acolhimento à cientista Olena e ao seu marido, Volodymyr, contou com a presença de autoridades da Unioeste, entre eles o coordenador do PGDRA, Lucir Reinaldo Alves, do assessor-chefe de Relações Internacionais, Rafael Mattiello, da pró-reitora de Extensão, Fabiana Veloso e do diretor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Jerry Adriani Johann. Além do acolhimento da Unioeste, a comunidade ucraniana do município de Toledo recebeu o casal com apresentações culturais e com o Hino da Ucrânia, cantado em coral.
 
 Para o Rafael Mattiello “a recepção aos ucranianos se faz importante não apenas para que se sintam acolhidos e integrados à comunidade brasileira, mas também no âmbito acadêmico, visto que a internacionalização é um dos pilares principais da Unioeste enquanto universidade pública. Nesse sentido, a aproximação da comunidade acadêmica com estrangeiros oportuniza as trocas culturais, de conhecimentos e saberes e torna a universidade um ambiente multicultural e respeitoso aos diferentes povos”.         
 
 A integração da Olena e do Volodymyr no município de Toledo, bem como o auxílio com questões documentais, de busca por moradia e adaptação à cultura brasileira, se dará pelo PGDRA e pela comunidade ucraniana de Toledo. Após o estabelecimento do casal no município, a Olena iniciará suas atividades de pesquisa e projetos de extensão na Unioeste.
 
 
 Texto: Larissa Terra Langer          
 

Sem nome %281144 x 250 px%29