A Secretaria da Educação de Toledo (Smed) realizou, na tarde desta quarta-feira (27), a entrega simbólica das bolsas do Professor Pesquisador, programa que visa incentivar a pesquisa e a capacitação dos professores da rede municipal. O grande momento do evento foi a apresentação dos 34 educadores (confira lista de nomes ao fim da matéria) que integram a segunda turma de beneficiados por esta política pública, que se encontra regulamentada pela Lei nº 2.530/2022.
Destes, 32 receberam bolsa para cursar pós-graduação lato sensu (especialização) e dois que cursarão pós-graduação stricto sensu (mestrado). Eles foram selecionados por comissão composta por servidores da Smed que são mestres, doutores e pós-doutores, os quais levaram em conta critérios como experiência docente, produção acadêmica e projetos de pesquisa.
Os professores contemplados com especializações receberão auxílio de R$ 500,00 por mês pelo período de 12 a 18 meses (conforme duração do curso). Os agraciados com as bolsas de mestrado poderão ser afastar do trabalho, sem prejuízo de sua remuneração ou da contagem do tempo de trabalho para fins de progressão e aposentadoria, pelo período máximo de 24 meses.
Ambos os grupos serão beneficiados, dentro do período da especialização ou do mestrado, com a gratuidade do transporte coletivo urbano concedida por meio do programa “Toledo é + Mobilidade!”. Em maio, foram beneficiados 20 profissionais pelo “Professor Pesquisador”, totalizando 54 bolsas (50 de especialização e 4 de mestrado).
Segundo a secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa, o Programa Professor Pesquisador busca fortalecer a formação de professores, associando a publicação de pesquisas que têm como objeto o fazer pedagógico e que se voltam especificamente para a realidade municipal de Toledo. “As pesquisas que serão realizadas dentro desse programa terão que envolver a realidade educacional das nossas escolas e centros municipais de educação infantil, tanto em lato sensu, quanto stricto sensu”.
Autoridades - O momento contou com a presença do Prefeito em exercício Ademar Dorfschmidt, da Secretária da Educação Marli Gonçalves Costa, do vereador Dudu Barbosa e da Presidente do Conselho Municipal de Educação Luci Kuhn.
Ao falar sobre a importância da capacitação, não só dos educadores, mas também de todo o quadro de servidores, a secretária da Educação destacou os benefícios do programa Professor Pesquisador e aproveitou a presença dos representantes do Executivo e do Legislativo para cobrar algumas melhorias no projeto. “Quando a Lei 2.530/2022 foi criada, para evitar que gestores da Smed se beneficiassem foi colocada uma cláusula que acabou impedindo que as direções de escolas e centros municipais de educação infantil também se candidatassem às vagas. Esse era um ponto que poderíamos avançar”, cobrou Marli.
No mesmo ato, o prefeito em exercício, Ademar Dorfschmidt, reconheceu todos os avanços obtidos na pasta e agradeceu diretores, professores e todas as equipes que abraçaram os programas e projetos propostos, a exemplo do Aluno Conectado e tantos outros. Ademar aceitou o pedido da secretária e dos educadores presentes e pediu ao presidente da Câmara para que os trâmites sejam tomados para que o projeto de lei que cria o Professor Pesquisador permita que os diretores de escolas e cmeis também possam pleitear as bolsas. “O Brasil que dá certo começa aqui”, parafraseou Ademar ao reforçar a necessidade e importância dos investimentos em Educação dentro do município.
O presidente do Legislativo, vereador Dudu Barbosa, também reconheceu os trabalhos desenvolvidos pelos professores e toda equipe da Secretaria de Educação. “Quem entende de Educação são vocês, se é bom pra Educação, tem o compromisso da Câmara de Vereadores”, frisou o parlamentar.
Bolsa de Especialização no valor de R$ 500,00 do Professor-Pesquisador:
1. Adriana de Souza de Almeida – pesquisará: Os desafios para inclusão de pessoas com autismo no cotidiano;
2. Adriana Keila Gatti de Oliveira – pesquisará: As contribuições das atividades lúdicas na Educação Infantil;
3. Ana Maria Borges – pesquisará: Os desafios para inclusão de pessoas com autismo no cotidiano;
4. Carla Terres Rodrigues de Oliveira – Pesquisará: Educação Inclusiva na Educação Infantil;
5. Cássia Regina Fernanda Trindade Machado – Pesquisará: Inclusão de crianças autista na Educação Infantil;
6. Claudia Fabiane Volkweis – Pesquisará: A inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil;
7. Cleonice Bonomo – Pesquisará: Psicomotricidade: A importância do movimento, do intelecto e do afeto na Educação Infantil;
8. Djéssica Pâmela Pedreira - Pesquisará: Abordagem do Autismo na Educação Infantil;
9. Edilaine Aparecida Morais - Pesquisará: Psicomotricidade e ludicidade na perspectiva da convivência e experiência do espaço externo;
10. Eliane Aparecida Silva Luiz – Pesquisará: Estimulação da Aprendizagem de Crianças com TEA;
11. Elizabete de Almeida Padilha de Lima – Pesquisará: Autismo da Escola – Inclusão;
12. Fabíola Pereira da Silva – Pesquisará: O desenvolvimento psicomotor na Educação Infantil;
13. Fátima Coito – Pesquisará: O brincar e suas contribuições para o desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil;
14. Francieli Rosa – Pesquisará: A dança como promotora do desenvolvimento motor na Educação Infantil;
15. Hellen Favoreto de Mello – Pesquisará: Educação Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista;
16. Jacksiele de Marchi Sutil de Oliveira – Pesquisará: A importância da ludicidade no desenvolvimento das crianças com TEA na Educação Infantil;
17. Josemar Werner – Pesquisará: Psicomotricidade como ferramenta de estimulação;
18. Josiane Maria Leal Perez – Pesquisará: Inclusão e afetividade na prática docente;
19. Keitiani Aparecida Bortoleto – Pesquisará: Dificuldades e distúrbios da Aprendizagem;
20. Leslie Alexandre Barbosa Brejanim – Pesquisará: Leitura, Produção e Reescrita de texto;
21. Letícia Évelin Borges Ferro – Pesquisará: Estimulação da aprendizagem e do desenvolvimento em crianças com TEA;
22. Loana Liara Lomeu Moreira – Pesquisará: Adaptação Escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil;
23. Marilange Brum de Oliveira Paz Candido – Pesquisará: Educação: Psicomotricidade, Ludicidade e brincadeiras;
24. Marli Alves de Almeida – Pesquisará Trasntorno do Espectro Autista na Educação Infantil;
25. Perla Adriane Konflair Ferreira – Pesquisará: Abordagem da Música com crianças TEA na Educação Infantil;
26. Rejane Silva Anschau – Pesquisará: A importância do lúdico e das interações sociais no processo de Ensino Aprendizagem de crianças com TEA;
27. Sandra Rossato – Pesquisará: Inclusão de alunos com autismo na Educação Infantil;
28. Selma de Oliveira das Chagas – Pesquisará Psicomotricidade e ludicidade no desenvolvimento Infantil;
29. Valdenice Cesconeto – Pesquisará: Possibilidades do trabalho com Arte para crianças com diagnóstico de TEA;
30. Vera Lúcia de Oliveira Rauber – Pesquisará: O papel docente e os desafios do transtorno do Espectro Autista;
31. Vilma Florencio dos Santos – Pesquisará: Os transtornos de Aprendizagem do TEA na Educação Infantil;
32. Vilma Leontino – Pesquisará: Psicomotricidade, Ludicidade e Brincadeiras.
Professores selecionados para a liberação do Estudo do Mestrado pelo Programa Professor-Pesquisador:
1. JÉSSICA CAROLINE DE GÓIS – Pesquisará: RPG SOLO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O APRIMORAMENTO DA LEITURA EM CRIANÇAS DISLÉXICAS, no Mestrado de Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – no Campus de Chapecó;
2. FLÁVIO WILIAN ALVES DE OLIVEIRA – Pesquisará: Proposta Metodológica para o Ensino do Esporte orientação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus de Marechal Cândido Rondon.