Casa de not%c3%adcias 1144x150

SEGURANÇA

Passado, presente e futuro: Toledo celebra 40 anos do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros foi instalado em Toledo no dia 1º de outubro de 1983, inicialmente na Vila Industrial
23/10/2023 - 19:44
Por Assessoria


Numa tarde que uniu o passado e o futuro, o Corpo de Bombeiro celebrou, na última sexta-feira (20), os 40 anos de presença em Toledo. A cerimônia, realizada na sua sede atual, no Jardim Santa Maria, reuniu autoridades, entre elas o prefeito do município no ano de 1983, Albino Corazza Neto, o presidente da Câmara de Vereadores, Wilmo Marcondes e o primeiro comandante, Tenente Hermes Binder Filho. O momento também foi marcado por diversas homenagens aos militares já na reserva, aos Poderes  Executivo, Legislativo e Judiciário, ao Ministério Público e ao Rotary International, além de apresentar o Memorial dos 40 anos.

Instalado em Toledo no dia 1º de outubro de 1983, inicialmente na Vila Industrial, Binder comandou uma equipe de sete bombeiros que prestavam atendimentos com uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT) de 4000 litros de água. “Esses bravos homens faziam tudo o que era possível com as poucas condições que tínhamos. Em dezembro já chegou nosso segundo caminhão. Após, batalhamos por um posto avançado na Vila Pioneiro”, disse Binder emocionado. 

O tenente ainda lembrou o pioneirismo que marca a história da corporação em Toledo. “Fomos os pioneiros nesse tipo de descentralização, como posto avançado na Pioneira, tivemos o primeiro bombeiro mirim, os treinamentos de mergulho em piscina, enfim, diversas situações onde fomos precursores”, acrescentou Binder. “Tudo aconteceu porque a comunidade de Toledo sempre foi muito parceira em tudo”. 

A área de atuação do Corpo de Bombeiros de Toledo abrange 12 municípios, sendo eles, Toledo, Assis Chateaubriand, Formosa do Oeste, Iracema do Oeste, Jesuítas, Maripá, Ouro Verde do Oeste, Palotina, São Pedro do Iguaçu, São José das Palmeiras, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste, atendendo uma população estimada de 282.059 habitantes, contando com o apoio de uma Seção de Bombeiros no município de Palotina e um Posto de Bombeiros Comunitário em Assis Chateaubriand.

Fortalecimento - O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, reforçou a relevância do momento para o município. “Sempre tivemos um olhar bastante carinhoso em relação ao Corpo de Bombeiros por tudo que ele representa para a população de Toledo e região. Celebrar essa história, formada por diversas pessoas que já passaram por aqui, como o Corazza, Binder, Wilmo e todos os outros que vieram após, é reconhecer este bom relacionamento de forma instituicional”, disse. 

Lunitti ainda reforçou que no futuro muitas coisas ainda devem acontecer. “Toledo hoje é uma referência, em especial nos treinamentos. Por isso, a administração municipal tem buscado parcerias com os outros entes federativos para tentar ampliar ainda mais essa atuação. Já doamos uma área no Biopark para ampliar o atendimento por meio de mais um posto avançado e vamos continuar fazendo os repasses ao Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros de Toledo (Funrebom)”. 

Instituto - Além de uma área para o posto avançado, o Biopark, no ato representado por Vitor Donaduzzi, procedeu a assinatura do termo de doação de um terreno para a implantação do Instituto de Pesquisa e Formação Profissional do Corpo de Bombeiros. O termo também foi firmado pelo comandante do 3° Comando Regional de Bombeiro Militar, tenente-coronel Antonio Schinda.

História - Atualmente atuando como comandante do 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel, o tenente-coronel Rogério Lima de Araújo, relatou parte de sua história. “Metade da minha carreira foi desenvolvida na capital do estado, quando vim para o interior do estado, a primeira comunidade a me receber foi a toledana. Aqui tive o privilégio de comandar valorosos bombeiros e fui muito bem acolhido. Fiquei residindo e trabalhando na região e me sinto muito em casa. É a nossa casa”, disse.

Araújo destacou a alegria em poder comemorar e fazer parte dos 40 anos da história do Corpo de Bombeiros de Toledo. “Falava com o comandante do subgrupamento, capitão Guilherme Rodrigues de Lima, e também com o tenente Binder. Analisava o passado e futuro e batemos bastante na tecla do futuro, onde se projeta um grupamento, estruturas inéditas como o Instituto de Pesquisa, porque Toledo tem disso. É um lugar de inovação. A transformação em grupamento está tramitando junto ao comando do Corpo de Bombeiros e ao governo do Estado, os estudos técnicos foram realizados e realmente mostram que Toledo, pela sua  posição estratégica, pelo tamanho, pelo seu desenvolvimento, comporta sim uma sede de batalhão”.

O tenente-coronel ainda fez um agradecimento especial a administração municipal. “Nunca deixou o Corpo de Bombeiros aqui desamparado. Isso precisa ser destacado. Mesmo quando passamos por alguns problemas, em que se parou com a taxa de arrecadação, o prefeito Beto Lunitti manteve e fez questão de nos declarar que manteria o repasse de recursos para aquisição de nossos equipamentos e se manter sempre prestando um atendimento excelente que é o nosso compromisso”, concluiu.

Sem nome %281144 x 250 px%29