A Hoesp/Hospital Bom Jesus apresentou os resultados do Projeto Leans nas Emergências, durante o encerramento da consultoria nessa terça-feira, 28. O hospital foi selecionado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) para a implantação do projeto, através do diagnóstico prévio dos indicadores, estrutura, e capacidade da instituição. As consultorias começaram no mês de agosto e proporcionaram mudanças significativas no hospital.
Entre os resultados, o Pronto Socorro obteve 13% na redução de tempo porta médico (espera do atendimento); 398% de redução do tempo de coleta de exames; 96% de redução para realização de exames de imagem; 146% na redução do tempo para reavaliação do paciente; 129% na redução de tempo de acesso ao leito. No Centro Obstétrico os números também foram positivos: 383% na redução de tempo porta médico (espera do atendimento); 42% de redução do tempo de coleta de exames; 351% de redução da alta ambulatorial; 232% na redução do tempo para reavaliação do paciente; e 84% na redução de tempo de acesso ao leito.
Os resultados foram possíveis através de diversas mudanças realizadas nos setores, principalmente relacionadas ao fluxo de pacientes. “Tivemos melhoria de acesso ao paciente, e isso contempla melhorias na recepção, triagem, e atendimento. Foi um conjunto de ações que resultou em um trabalho extraordinário”, avalia o enfermeiro responsável pelas relações públicas, Itamar Weiwanko.
Para a superintendente da Hoesp, a consultoria proporcionou uma grande melhoria assistencial ao paciente. “Esse é o nosso foco principal, a assistência com qualidade. Nosso time não mediu esforços e obteve excelentes resultados e sem nenhum custo para o hospital. Foi uma consultoria muito boa para toda a equipe, e o programa continua com todos envolvidos para que possamos melhorar ainda mais o nosso atendimento”, ressalta a superintendente da Hoesp, Zulnei Bordin.
A Hoesp foi selecionada dentre 800 hospitais para participar do programa na primeira fase. “Ficamos muito felizes com a dedicação de todos e com o resultado final. O projeto deve agora ser enraizado no hospital e quem ganha com isso é a população. Esperamos que possamos retornar com uma nova fase do projeto e avançar ainda mais com as melhorias na assistência”, enfatiza o consultor do Hospital Sírio Libanês, Rodrigo Garcia.
Para o diretor da 20ª Regional de Saúde, Fernando Pedrotti, o projeto é uma grande oportunidade para aperfeiçoar o atendimento e garantir uma assistência de qualidade ao usuário. “Com esse projeto observamos a necessidade de mudança, e que bom podermos contar com um projeto tão importante e um hospital de excelência como o Hospital Sírio Libanês, isso nos incentiva a continuar aperfeiçoando. A consultoria é muito bem qualificada e sem custo, e a Hoesp é o grande serviço de referência para a regional. Termos aprimorado o serviço garante melhores respostas ao usuário e população em toda região", comenta Fernando.
Hoesp
A Hoesp conta com 215 leitos e mais de 60% são destinados ao SUS. O hospital também é referência no atendimento de alta complexidade na 20ª Regional de Saúde.
Entre os resultados, o Pronto Socorro obteve 13% na redução de tempo porta médico (espera do atendimento); 398% de redução do tempo de coleta de exames; 96% de redução para realização de exames de imagem; 146% na redução do tempo para reavaliação do paciente; 129% na redução de tempo de acesso ao leito. No Centro Obstétrico os números também foram positivos: 383% na redução de tempo porta médico (espera do atendimento); 42% de redução do tempo de coleta de exames; 351% de redução da alta ambulatorial; 232% na redução do tempo para reavaliação do paciente; e 84% na redução de tempo de acesso ao leito.
Os resultados foram possíveis através de diversas mudanças realizadas nos setores, principalmente relacionadas ao fluxo de pacientes. “Tivemos melhoria de acesso ao paciente, e isso contempla melhorias na recepção, triagem, e atendimento. Foi um conjunto de ações que resultou em um trabalho extraordinário”, avalia o enfermeiro responsável pelas relações públicas, Itamar Weiwanko.
Para a superintendente da Hoesp, a consultoria proporcionou uma grande melhoria assistencial ao paciente. “Esse é o nosso foco principal, a assistência com qualidade. Nosso time não mediu esforços e obteve excelentes resultados e sem nenhum custo para o hospital. Foi uma consultoria muito boa para toda a equipe, e o programa continua com todos envolvidos para que possamos melhorar ainda mais o nosso atendimento”, ressalta a superintendente da Hoesp, Zulnei Bordin.
A Hoesp foi selecionada dentre 800 hospitais para participar do programa na primeira fase. “Ficamos muito felizes com a dedicação de todos e com o resultado final. O projeto deve agora ser enraizado no hospital e quem ganha com isso é a população. Esperamos que possamos retornar com uma nova fase do projeto e avançar ainda mais com as melhorias na assistência”, enfatiza o consultor do Hospital Sírio Libanês, Rodrigo Garcia.
Para o diretor da 20ª Regional de Saúde, Fernando Pedrotti, o projeto é uma grande oportunidade para aperfeiçoar o atendimento e garantir uma assistência de qualidade ao usuário. “Com esse projeto observamos a necessidade de mudança, e que bom podermos contar com um projeto tão importante e um hospital de excelência como o Hospital Sírio Libanês, isso nos incentiva a continuar aperfeiçoando. A consultoria é muito bem qualificada e sem custo, e a Hoesp é o grande serviço de referência para a regional. Termos aprimorado o serviço garante melhores respostas ao usuário e população em toda região", comenta Fernando.
Hoesp
A Hoesp conta com 215 leitos e mais de 60% são destinados ao SUS. O hospital também é referência no atendimento de alta complexidade na 20ª Regional de Saúde.