Casa de not%c3%adcias 1144x150

SOLIDARIEDADE

Doação histórica de alimentos feita por alunos de medicina da UFPR garante segurança alimentar de migrantes e refugiados em Toledo

A entrega chegou pertinho do Natal e representa a maior doação em alimentos que a entidade já recebeu em quase dez anos de atuação na Região Oeste. 

29/12/2023 - 17:44
Por Assessoria


Os Jogos Interturmas de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR/Toledo) é promovido anualmente pela Associação Atlética Acadêmica de Medicina de Toledo (AAAMT). Este ano, foi a 4ª edição com 10 turmas participantes e o resultado foi surpreendente. Além dos bons momentos, os alunos arrecadaram quase duas toneladas e meia de alimentos. 

O evento é pautado nos três pilares que a Atlética busca entregar: esportes, integração e ação social. Os voluntários da Embaixada Solidária foram recebidos pelos estudantes, liderados por Eduardo Lang Ten Caten, vice-presidente da atlética, e a presidente Milena Belli Bochnia. Além das arrecadações, os futuros médicos auxiliaram na organização e logística dos donativos. 

De acordo com a presidência da Associação Atlética Acadêmica de Medicina de Toledo, composta por alunos do terceiro ano, participaram da competição acadêmicos do primeiro ao sexto ano, além de já formados pela universidade e professores. 

Segundo Eduardo Lang Ten Caten, uma das modalidades de competição é uma ação social, com o intuito de retribuir à comunidade por receber tão bem os alunos nos locais de estágio e nos ginásios que promoveram atividades esportivas o ano todo aos alunos. “No ano passado, nesta prova, foram arrecadados quase 600 brinquedos que foram doados diretamente a comunidades carentes para um natal mais feliz. Já nesse ano, chegamos ao espetacular número de 2 toneladas e 232kg de alimentos arrecadados pelas turmas participantes, podendo auxiliar, e muito, o grande e reconhecido trabalho da Embaixada Solidária em Toledo”, destaca.

O esforço dos alunos resultou em um natal muito mais feliz para migrantes e refugiados que escolheram a Região Oeste do Paraná para recomeçar suas vidas. Os alimentos foram doados para a Embaixada Solidária que é referência no atendimento de migrantes. A entidade atende mais de 30 países e nunca recebeu uma doação tão expressiva. “Ficamos emocionados com o empenho e a força de vontade de cada um dos alunos e envolvidos na ação. Além da felicidade, o volume de doações vai possibilitar que não falte o pão na mesa daqueles que precisam; também ficamos tocados pela atitude destes profissionais em formação. A solidariedade é algo elogiável e que eleva a prática profissional e humana”, disse Edna Nunes, presidente da Embaixada Solidária.

Edna pontuou que os meses de Janeiro e Fevereiro, em razão das férias e demais gastos, a população faz poucas doações. “Essa ação vai nos permitir atravessar esses meses mais complexos com mais tranquilidade. Atitudes assim aquecem nossos corações e nos permitem acreditar em um mundo muito melhor”, disse em agradecimento. 

COMPETIÇÃO SOLIDÁRIA - A parte esportiva contou com quase 10 modalidades em que as turmas competiram entre si, ocorrendo uma mobilização de todo o campus nos meses de Novembro e Dezembro e, consequentemente, um grande momento de confraternização entre os acadêmicos com a participação de professores. 

PARCERIA – Não é a primeira vez em que os acadêmicos de medicina contribuem com a Embaixada Solidária. Os alunos costumam participar das ações da OSC e também já realizaram atividades de convivência com as crianças. Recentemente arrecadaram produtos de higiene, absorventes e fraldas. A parceria proporciona qualidade de vida e dignidade aos que chegam em busca de uma vida melhor longe dos conflitos e precariedades de seus países. 

Sem nome %281144 x 250 px%29